5 dicas para encontrar a melhor apólice de seguro para animais de estimação

Obter o seguro certo pode ser a diferença entre a vida e a morte de um animal de estimação amado.

Pontos chave para tomar sua decisão

  • O seguro para animais de estimação pode ajudar a garantir que seus companheiros recebam os melhores cuidados médicos.
  • Pode haver grandes diferenças entre diferentes apólices e seguradoras.
  • É importante tomar medidas para obter a melhor cobertura, incluindo várias cotações de seguro.

Os donos de animais de estimação geralmente querem fornecer o melhor cuidado para seus companheiros. Isso significa garantir que os animais de estimação possam obter cuidados veterinários de alta qualidade e tratamento para qualquer doença ou lesão que se desenvolva ao longo de suas vidas.

A aquisição de um seguro para animais de estimação pode tornar possível a obtenção de serviços médicos de alto custo, pois as apólices de seguro podem pagar uma boa parte do custo dos serviços.

Mas nem todas as apólices de seguro para animais de estimação são criadas da mesma maneira. Então, é necessário que as pessoas que possuem animais de estimação adquiram um seguro de forma que terão certeza de que receberão a proteção adequada para seus animais se algo de ruim acontecer.

Sendo assim, como os donos de animais de estimação podem encontrar a apólice de seguro ideal para seus companheiros? Aqui estão cinco passos que irão ajudar nessa escolha.

Entenda a terminologia

Muitas apólices de seguro para animais de estimação têm franquias, custos de cosseguro e limites de cobertura. É importante entender toda essa linguagem diferente para saber o que uma apólice cobrirá especificamente e o que é excluído.

  • Franquias são valores que devem ser pagos por quem está adquirindo o seguro. É importante ter certeza de que é possível pagá-las, pois uma seguradora não pagará pelo tratamento de um animal de estimação até que a franquia seja paga.
  • Os custos de cosseguro são as partes das contas do veterinário que o proprietário deve pagar. Por exemplo, se houver custos de cosseguro de 20% e um animal de estimação precisar de R$ 1.000,00 em cuidados, o proprietário pagará R$ 200,00 e a seguradora cobrirá o restante.
  • Os limites de cobertura são limites para a quantia de dinheiro que uma seguradora pagará. Pode haver um limite anual, vitalício e/ou por incidente.

Decida qual cobertura é necessária

As seguradoras oferecem diferentes tipos de apólices de seguro para animais de estimação, incluindo cobertura apenas para acidentes, proteção contra acidentes e doenças e cuidados de bem-estar.

O primeiro item acima cobre apenas lesões acidentais, como ser atropelado por um carro. O segundo cobre quaisquer acidentes e doenças como câncer ou doenças cardíacas. E as políticas de cuidados de bem-estar pagam por cuidados de rotina, como vacinas e exames.

Os donos de animais de estimação devem considerar seu orçamento e suas necessidades ao decidir que tipo de seguro adquirir.

Faça compras e obtenha cotações

Existem muitas seguradoras diferentes que possuem seguros para animais de estimação. Dessa forma, é necessário obter cotações de várias empresas antes de se comprometerem a comprar uma apólice.

Ao comparar os serviços e valores, os donos de animais de estimação podem garantir que pagam pelos serviços mais acessíveis possíveis pela cobertura mais abrangente para seus companheiros animais.

Confira as avaliações e comentários dos clientes

Algumas seguradoras de animais de estimação são melhores do que outras. Vale a pena verificar as classificações e comentários de outros clientes sobre o serviço. Observe especificamente o que as pessoas dizem sobre a facilidade de fazer uma reclamação, pois ninguém quer gastar tempo discutindo com uma seguradora por dinheiro quando um animal está doente e precisa de assistência rápida.

Compre uma apólice o mais rápido possível

Por fim, é importante comprar uma apólice de seguro para animais de estimação o mais rápido possível antes que um animal tenha algum problema pré-existente que seria excluído da cobertura.

Quanto mais cedo um dono de animal de estimação procurar o seguro certo e encontrar uma empresa em que confie, maiores serão as chances de a apólice cobrir tudo o que eles precisam e fornecer a melhor proteção possível para seu companheiro.