7 Dicas de planejamento para ter um casamento econômico e sustentável
Espera-se que o número de casamentos atinja um recorde nos próximos anos, devido aos cancelamentos e reagendamentos causados pela pandemia. Mas embora isso seja algo que muitos casais certamente anseiam, é necessário destacarmos o grande custo financeiro e ambiental para realizar esses eventos.
Além disso, se adicionarmos fatores como inflação e crise climática, talvez nunca tenha havido um momento mais adequado para pegar algumas dicas sobre casamentos sustentáveis e econômicos.
Para começar, a pandemia tornou mais normal do que nunca diminuir o tamanho do seu casamento e até mesmo desconvidar os convidados dos quais você se afastou.
Mais amplamente, porém, a pandemia também “tornou muito mais socialmente aceitável fazer as coisas do seu jeito”, diz a psicóloga clínica Jocelyn Charnas. Essa mudança pode conceder a você mais liberdade para simplesmente cortar certos elementos de recepção caros e prejudiciais ao meio ambiente.
No que diz respeito às finanças, em particular, há também uma razão para adotar algumas dicas de casamento sustentáveis e econômicas. Atualmente, os casamentos são super caros, pois os fornecedores estão aumentando seus preços devido à inflação e alta demanda.
Para se livrar desse destino e minimizar o impacto ambiental que seu casamento pode causar, continue lendo este artigo para obter dicas sustentáveis e econômicas diretamente de planejadores especializados. Aqui estão as 7 principais dicas de casamento sustentáveis e econômicas para um casamento dos sonhos.
1. Projete com intenção
É sempre mais fácil começar com uma mentalidade ecologicamente consciente do que adotá-la uma vez que você já se esforçou com outro planejamento. Então, se não for tarde demais, adote esse tipo de planejamento.
Durante o processo de planejamento, você pode se perguntar um item específico está alinhado com sua visão do evento. Esta é uma estratégia simples para manter as coisas focadas, que não apenas economizará dinheiro em excesso de material desnecessário, mas também ajudará você a manter sua sanidade.
O objetivo disso é fazer o melhor para fazer escolhas ponderadas e lembrar que a magia de se reunir com seus entes queridos é valiosa por si só.
2. Minimize o uso de papel
À primeira vista, você pode não pensar que reduzir a quantidade de papel do casamento teria maior impacto no meio ambiente. Sobre isso, os planejadores dizem para pensar novamente. Ações como não enviar convites de papel pode poupar você de um gasto excessivo. É claro, isso só aumenta quando você adiciona programas de cerimônia, cartões de acompanhantes, menus e afins.
Com relação aos convites, você pode reduzir seu uso simplesmente optando por usar convites digitais. Para o evento, você pode criar um único cartaz listando as atribuições de mesa dos convidados e permitir que eles se sentem em qualquer lugar em suas respectivas mesas em vez de colocar cartões com o nome das pessoas em cada lugar.
Da mesma forma, você também pode colocar um menu grande no centro de cada mesa em vez de imprimir um pequeno para cada pessoa. “Alguns de meus clientes optaram por não receber programas de papel impresso para sua cerimônia em vez de um cartaz gigante, que também pode ser comprado de segunda mão, junto com um cavalete para colocá-lo”, diz a organizadora de casamentos Lindsay Nickel, fundadora da Lovely Day Events.
3. Escolha itens de segunda mão primeiro
Os casamentos são um tipo de evento que muitas vezes vêm acompanhados de itens específicos. Esses itens tendem a aparecer em sites de revenda como o Facebook Marketplace em condições quase perfeitas porque eles provavelmente foram usados apenas uma vez em um casamento anterior.
Como resultado, comprar em segunda mão itens para decoração e sinalização é uma das melhores dicas de economia e sustentabilidade para casamentos. Na verdade, uma vez que você pensa fora da caixa específica do casamento, você encontrará ainda mais oportunidades de comprar itens de segunda mão.
4. Alugue o que puder
Novamente, muitos elementos da decoração de casamentos são específicos para o evento. Portanto, pode ser uma medida ecológica e econômica simplesmente alugar essas peças quando possível. Você pode, por exemplo alugar vasos e flores de um designer floral.
5. Use itens disponíveis sazonalmente
Alimentos e flores que estão em alta no momento podem ser obtidos de forma mais econômica e sustentável, diz a organizadora de casamentos Elise Handler. É claro que a primavera, o verão e o início do outono oferecerão mais opções de flores do que no inverno. Em qualquer caso, seu florista poderá orientá-lo sobre as flores prontamente disponíveis quando e onde você escolher se casar e também sobre uma paleta de cores que complementa essas flores.
6. Abandone as lembrancinhas
Seus convidados vão se lembrar do evento, não das bugigangas que você entregou a eles no final da noite, de acordo com Handler. E por quão pequenos itens normalmente são, eles tendem a criar um fardo ecológico e orçamentário descomunal.
Cada item entregue para cada convidado vem com seu próprio preço por peça e, muitas vezes, excesso de embalagem também, diz Handler, acrescentando que muitos convidados acabam deixando esses itens para trás ou esquecendo-os completamente, de qualquer maneira.
7. Venda itens em boas condições após o casamento
Lembra daqueles itens que você comprou de segunda mão em sites de revenda como o Facebook Marketplace? Bem, você pode colocar seus próprios itens de casamento novos ou usados em em um desses sites, desde que estejam em boas condições após o evento. Essa é uma ótima forma de ajudar o planeta e ganhar algum dinheiro de volta também.