Furto de veículos em MG tem aumento assustador e motivo surpreende
O furto de veículos em Minas Gerais teve um aumento considerável neste ano. Nos dois primeiros meses de 2023, o crescimento os registros de furtos aumentaram em 17,7% no estado.
Segundo a Polícia, esse aumento da prática do crime tem relação com o abastecimento do mercado clandestino de peças automotivas. Saiba mais!
Números em Minas são muito maiores
No Sudeste, a comparação de outros estados com Minas Gerais é muito distante. Em Minas, o aumento foi de quase 18% somente nos meses de janeiro e fevereiro.
Em comparação, o estado do Rio de Janeiro registrou um aumento no furto de veículos de 3,3%. Já em São Paulo, o aumento foi de 5,6%. Uma grande diferença entre os estados da região.
Casos de furtos em Minas
O morador de Belo Horizonte, Pedro Borges, foi uma das vítimas. Ele teve seu carro furtado na porta de casa. Porém, o carro foi devolvido no dia seguinte. A vítima o encontrou parado na esquina de sua rua.
De acordo com ele, apesar de ter sido devolvido, o carro não contava com os AirBags, que custam cerca de R$ 4 mil. “O pessoal da oficina até ficou admirado com o trabalho dos ladrões, pois fizeram sem nenhum arranhão no painel, no volante, onde tiraram o AirBag, então eles queriam aquilo de forma intacta para que pudessem comercializar”, disse Pedro.
Entretanto, não são somente os AirBags que estão na mira dos ladrões. Tiveram registros de furtos de bateria, faróis e outros itens de automóveis. Apesar de serem objetos muito caros, eles são vendidos com preço menor na internet.
Mesmo sem um levantamento concreto sobre o furto de carros no país, a Polícia acredita que esse aumento pode ser influenciado pelo aumento do carro 0km, que causa um aumento de demanda nas oficinas por todo país, fazendo com que as fábricas de peças fiquem sobrecarregadas, atrasando as entregas dos pedidos.
Dependendo da chegada de peças nas oficinas, a conserto do automóvel pode levar meses, e o preço pode se elevar cada vez mais. O valor mais baixo dos itens clandestinos acaba se tornando mais atraente.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik