Governo do RJ anuncia aumento nas ciclovias
As ciclovias cariocas são muito conhecidas. Elas são muito utilizadas, tanto pela população do Rio de Janeiro, quanto pelos turistas que visitam a cidade.
No dia 09 de março, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou o Plano de Expansão Cicloviário. O decreto do projeto foi assinado no Palácio das Cidades e foi batizado por Paes como “CicloRio”
Atualmente, as ciclovias da cidade têm 457 quilômetros de extensão. A prefeitura do Rio de Janeiro revelou que pretende expandi-las em mais de 1.000 quilômetros, até o ano de 2033.
Como será a expansão das ciclovias?
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, até o próximo ano, o projeto pretende integrar todas as ciclovias com os outros meios de transporte, como o VLT, o metrô e as barcas. Assim, haverá melhorias na circulação de pessoas pela cidade.
Com isso, o plano de expansão das ciclovias considera construir duas redes. Uma pista estrutural, de 602 km, e outra adicional, de 490 km. O prazo de conclusão para ambas é de aproximadamente dez anos, somente em 2033.
Participação da população
Segundo a prefeitura, entre os meses de abril e maio de 2022, foi realizada uma oficina com Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) para discutir o plano.
Os moradores de todas as regiões da cidade foram convidados, e foi realizada uma votação online.
Os participantes foram ouvidos sobre as principais necessidades de infraestrutura cicloviária nessas áreas e sobre os novos trechos propostos para cada uma delas. As doações recebidas da população foram fundamentais para os esforços de consolidação do plano.
A prefeitura também enfatizou que o CicloRio está alinhado com a campanha global “Cidades Pedaláveis”, lançada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
Para mais informações e notícias, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik