Maior peixe do mundo é encontrado morto no litoral brasileiro
O maior peixe do mundo, um tubarão-baleia de 12 toneladas, foi encontrado morto no litoral do Espírito Santo. Este animal é uma espécie de Rhincodon typus, é um dos maiores peixes do mundo, com uma média de 11 metros de comprimento.
Esta espécie é encontrada facilmente pela costa brasileira, e o corpo deste tubarão-baleia foi encontrado na última segunda-feira (27), na Baía de Vitória. Esta espécie é ameaçada de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Apesar de seu nome e de ser o maior peixe do mundo, esses animais se alimentam de organismos pequenos, como ovos, larvas de peixes e animais invertebrados – e não representam nenhuma preocupação para a população.
Outras informações sobre o maior peixe do mundo
O maior peixe do mundo encontrado no litoral é uma fêmea adulta, mas seu corpo já estava em estado de decomposição. Segundo a necropsia, a baleia-tubarão encontrada estava saudável, sem materiais estranhos em seu corpo e sem sinais de atropelamento por embarcações.
Quem ficou responsável pelo resgate do corpo foi o Projeto Baleia Jubarte e está em fase de pesquisa para saber o que aconteceu com o animal. Além disso, disseram que é uma espécie rara e é uma oportunidade única de estudá-la.
Por ser super raro de encontrá-lo e examiná-lo, o estudo se faz essencial para entender os hábitos e impactos que esta espécie sofre com o dia a dia. Quanto mais estudo, mais se contribui para o seu conhecimento científico e, também, para conseguirmos preservar a espécie por mais tempo.
A carcaça do maior peixe do mundo foi enterrada apropriadamente pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.
Você já tinha visto alguma imagem do tubarão-baleia? Sabia que ele era o maior peixe do mundo? Nos conte aqui nos comentários!