4 dicas de livros para um coração partido
Durante um rompimento, quando ficar sozinho é algo mais frequente, a necessidade de encontrar sua própria vida refletida em livros ou filmes nunca é maior. Pode ser fácil se perder nas particularidades de seu próprio amor condenado e se convencer de que ninguém nunca passou pelo que você está passando.
Porém, a leitura de um livro que consegue ser eloquente sobre as emoções que uma pessoa possa estar sentindo torna possível ser gentil consigo mesmo. Os livros abaixo falam sobre os sentimentos de uma separação. E apesar de sua compreensão íntima da dor do desgosto, eles oferecem uma afirmação firme de que o amor continua valendo a pena.
4 dicas de livros para um coração partido
As regras não se aplicam, de Ariel Levy
As páginas iniciais das memórias de Ariel Levy são um despacho das profundezas de um pesadelo acordado. “Nos últimos meses, perdi meu filho, minha esposa e minha casa”, ela nos informa. “Minha tristeza é tão intensa que muitas vezes parece que vai me esmagar.”
O que se segue é um relato de eventos tão calamitosos que aparecem para Levy quase como retribuição divina por uma vida de ambição descuidada: um aborto espontâneo em uma viagem de reportagem à Mongólia, seu período impotente de obsessão com um ex nocivo e seu caso em andamento, e o final agonizante de seu casamento.
A prosa de Levy é imediata e muitas vezes hilária. Ela escreve sobre Lucy, sua esposa, com um arrependimento que se espalha pela página e provoca lágrimas. “Você é a pior, eu disse uma vez, e quis dizer isso”, ela admite. “A minha melhor amiga do mundo. Para a pessoa com quem eu dormi ao lado em mil noites nuas, eu disse: Você é a pior.” À medida que Levy se move em direção a um futuro cheio de esperança, é difícil não sentir ternura por ela e por todos cuja vida foi tocada pela dor.
Fim de Caso, de Graham Greene
Maurice Bendrix só quer saber, com urgência e com ciúmes, o que sua amante, Sarah, tem feito. Já se passaram quase dois anos desde a noite de junho de 1944, quando eles dormiram juntos e os nazistas bombardearam Londres. Depois, Sarah, sem palavras, cortou seu caso de quatro anos.
O enredo sinuoso do livro é cativante. Bendrix até contrata um detetive particular, por sugestão do marido de Sarah, Henry, para segui-la durante seus desaparecimentos frequentes. Mas não se engane: o tema de Greene é o amor em sua forma mais atormentada.
A saudade de Bendrix é observada com uma precisão de cortar o coração, a forma como ele espera os telefonemas de Sarah, a forma como as noites se tornam insuportáveis. “Uma cortina se levantava e a peça começava: sempre a mesma peça, Sarah fazendo amor, Sarah com X, fazendo as mesmas coisas que fizemos juntos”, escreve Greene.
E a sequência mais requintada do romance vem quando finalmente descobrimos onde Sarah esteve. Os mal-entendidos do relacionamento tornam-se quase dolorosamente pungentes quando vistos do outro lado, e o amor, com seu êxtase e angústia, assume toda a amplitude da experiência religiosa.
Em Defesa do Amor, de Cristina Nehring
“Em sua forma mais forte, selvagem e autêntica, o amor é um demônio”, escreve Nehring nesta emocionante defesa intelectual do amor romântico. “É uma religião, uma aventura de alto risco, um ato de heroísmo.” Mas hoje em dia, ela afirma, a experiência se tornou trivial e vagamente embaraçosa, despojada de seu perigo e “consequência espiritual”.
Nehring disseca de forma convincente os equívocos de nossa cultura. Em vez de nos cegar, o amor realmente aguça a precisão com que vemos os outros como indivíduos. “Sentimentos agudos acompanham intelectos agudos”, ela escreve, e quem não sentiria um impulso no ego, no meio de um rompimento, lendo essa frase? O capítulo sobre “amor como fracasso” também é animador. Medir seu sucesso, ela ressalta, é uma abordagem limitada que ignora a grandeza e o significado das emoções envolvidas.
Nem todos concordarão com todas as vertentes do que Nehring chama de seu argumento “abertamente polêmico”, mas é difícil resistir ao que ela o faz. Espalhados por toda parte estão recapitulações animadas de diálogos socráticos e as cartas do século XII de Abelardo e Héloïse, uma leitura apimentada do mito de Tristão e Isolda, e emocionantes biografias de gênios que amaram com abandono.
Autobiografia do vermelho, de Anne Carson
Neste “romance em verso” que parece um sonho estranho e comovente, Carson utiliza Geryon, um monstro de asas vermelhas, do mito de Hércules e o coloca em nosso mundo, ao lado da prática de hóquei e conferências de filosofia.
Ele é um garoto sensível, propenso a escrever histórias com finais tristes e aos 14 anos, ele vê Hércules, um garoto de 16 anos, desembarcando de um ônibus às 3 da manhã. “O mundo se derramou entre seus olhos uma ou duas vezes ”, escreve Carson, e Geryon é ferido.
Na lenda grega, o décimo dos famosos trabalhos de Hércules é matar Geryon e roubar seu rebanho de gado mágico. Aqui, Hércules o leva para a casa de sua própria avó e, de repente, parte seu coração.
Oito anos depois, Geryon, que agora é um estudante de filosofia, viaja para Buenos Aires. Lá ele encontra Hércules, junto com um companheiro, em uma livraria.
O que transparece, neste livro oblíquo, é a angústia particular do amor distribuído desigualmente, onde uma pessoa simplesmente se importa muito mais do que a outra. A pessoa sai ansiando, como Geryon, pela capacidade de congelar momentos ou emoções fugazes no tempo, um desejo aguçado por sua impossibilidade.