Os melhores telefones Android em 2022
Atualmente, existem telefones Android de todos os tamanhos, formas e preços, mas nem todos são iguais. Há alguns que se diferenciam dos demais por causa de várias características.
Vale ressaltar que os melhores telefones dobráveis recebem seus preços principais, e muito mais, devido as suas especificações e softwares mais recentes.
Neste artigo, vamos observar os detalhes dos melhores telefones Android para te ajudar a decidir qual é o melhor para você.
1. Samsung Galaxy S22 Ultra
O Samsung Galaxy S22 Ultra é, para todos os efeitos, um substituto do Galaxy Note em tudo, menos no nome.
S Pen integrada e com mais cliques do que nunca? Verificado. Tela superdimensionada com recursos mais sofisticados? Tela muito brilhante em mais de 1700 nits? Cores únicas e preço chocante? Tudo verificado!
Apesar da indignação por volta do lançamento, o Galaxy S22 Ultra ainda é um dos telefones Android mais poderosos disponíveis nos mercados ocidentais. O novo Snapdragon 8 Gen 1 fornece energia mais do que suficiente para seus jogos, produtividade ou multitarefa.
Além disso, ele conta com uma bateria maior que o mantém alimentado sem implorar por um carregador no meio da tarde, como seus irmãos menores.
A falta de um padrão de câmera mais harmônico do Ultra pode ser um problema para alguns. Mas, as fotos e o vídeo 8K que você obterá dessas quatro câmeras são dignos de prêmios, se você estiver disposto a mudar para o modo Pro de vez em quando.
O valor para um smartphone é um pouco salgado, mesmo sendo um dos carros-chefe. No entanto, você não pode negar a qualidade do hardware e a abordagem mais completa da Samsung com o One UI 4.1, uma interface baseada no design do Material You.
O S22 Ultra também conta com o ecossistema da Samsung, com recursos exclusivos e úteis no Your Phone Companion que permitem que você veja e controle seu telefone a partir de seu laptop ou desktop.
É definitivamente um investimento. Mas, como o S22 Ultra está programado para receber quatro atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança, podemos dizer que este telefone pode durar meia década, desde que você cuide dele.
Especificações
- Armazenamento: 128, 256, 512, 1024 GB
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- Memória: 8,12GB
- Sistema operacional: Android 12 com One UI 4.1
- Bateria: 5.000mAh, carregamento máximo de 45W, 15W sem fio
- Tela (tamanho, resolução): 6,8 polegadas 1440 x 3088 OLED @ 120Hz
- Câmera (Frente): 40MP f/2.2, 26mm
- Câmeras (traseiras): 108 MP f/1.8 primária, 12 MP f/2.2 ultrawide, 10 MP f/2.4 3x telefoto, 10 MP f/4.9 10x telefoto
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e; Bluetooth 5.2; 5G mmWave e sub6
- Dimensões: 163,3 x 77,9 x 8,9 mm, 229 g
Prós | Contras |
Exibição excelente | Custa caro |
Ótima qualidade de construção | Não acompanha carregador |
A S Pen está de volta! | Grande o suficiente para ser difícil de manusear |
2. Google Pixel 6
Com um design novo e atraente, além do novíssimo chipset Google Tensor e da primeira atualização de câmera real em anos, o Google Pixel 6 parecia ser bom demais para ser verdade quando foi lançado.
A experiência pronta para uso foi estável, os núcleos de IA tornaram o Google Assistant e a digitação por voz no Gboard quase instantâneos, e as câmeras recuperaram o lugar do Google entre os tops de linha de fotografia Android.
O Pixel 6 comum não possui o sensor telefoto – limitado ao Google Pixel 6 Pro – mas, a câmera principal tira fotos mais realistas, evitando constrangimentos especialmente para pessoas de cor que, geralmente, observam que seu tom de pele foi afetado pelo processamento tradicional da câmera do smartphone.
O Pixel 6 foi um dos primeiros telefones a serem lançados com o Android 12 e o novo Material You, trazendo aplicativos, widgets e elementos do sistema coloridos e dinâmicos, os quais fizeram o Android parecer mais pessoal do que nunca.
Já os recursos de software imbatíveis do Pixel, como Call Screening e Hold for Me, são viciantes quando você os experimenta. Depois que você usa um Pixel, os bloqueadores de spam de todos os outros telefones parecem estranhos.
Mencionamos anteriormente que o Pixel 6 parecia bom demais para ser verdade. Para alguns usuários, essa ilusão desapareceu rapidamente devido a erros graves desde o seu lançamento. Além de causar atrasos, os erros também deixaram o Pixel 6 e o 6 Pro quase um mês atrás do restante da linha Pixel.
A maioria dos usuários não relatou ter visto esses problemas em seu Pixel 6, mas já houve o suficiente para você ficar atento antes de comprar.
Especificações
- Armazenamento: 128 GB, 256 GB
- CPU: Google Tensor
- Memória: 8GB
- Sistema operacional: Android 12
- Bateria: 4.614 mAh
- Tela (tamanho, resolução): 6,4″ 1080p OLED, 90Hz
- Câmera (Frente): 8 MP f/2.0, 84° FOV
- Câmeras (traseiras): 50 MP f/1.85, 82° FOV (primário); 12 MP f/2.2, 114° FOV (ultrawide)
- Dimensões: 6,2 x 2,9 x 0,4″, 207g
- Cores: Stormy Black, Sorta Seafoam, Kinda Coral
Prós | Contras |
Qualidade da câmera primária fantástica | Falta uma câmera telefoto |
Ótimo desempenho do chip Tensor personalizado do Google | Fotos da câmera traseira em determinadas condições apresentam pequenas falhas |
Android 12 com Material You que é um deleite | O sensor de impressão digital geralmente é lento |
Cinco anos de atualizações de segurança | As atualizações foram muito instáveis |
3. Samsung Galaxy Z Fold3
O Galaxy Z Fold3 é o telefone mais Premium que a Samsung fabrica. Ele está repleto de recursos interessantes: um Snapdragon 888 super-rápido emparelhado com 12 GB de RAM, duas telas de 120 Hz e suporte para S Pen. Além disso, ele se desdobra e fica parecido com um tablet de 7,6 polegadas.
Embora a experiência da câmera não seja semelhante à de um Pixel 6 ou de um Galaxy S22 Ultra, e a duração da bateria possa parecer mais curta do que de telefones menores, sua tela grande e as ferramentas multitarefa proporcionam a experiência mais produtiva possível que você pode obter com um smartphone.
O espaço extra além de permitir que você se mantenha organizado com mais facilidade, também proporciona a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Mas, se ao invés de trabalhar, você precise do telefone para jogar, saiba que a tela grande oferece uma experiência muito melhor tanto para assistir a conteúdo quanto para jogar.
Vale ressaltar que empresas concorrentes, agora, oferecem dispositivos que evitam o vinco quase invisível do Z Fold3. Porém, o software da Samsung ainda é mais atraente e fácil de usar.
Com todos os seus recursos chamativos, o Z Fold3 é praticamente a definição de excesso. Mas, se você tem dinheiro e está atrás do telefone mais legal possível, este provavelmente se encaixa na conta.
Especificações
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB
- Processador: Qualcomm Snapdragon 888
- Memória: 12GB
- Sistema operacional: Android 11 com uma interface do usuário
- Bateria: célula dupla de 4.400 mAh
- Tela (tamanho, resolução): OLED de 6,70 polegadas @ 2268 x 832, até 120Hz, pico de 1.500 nits (externo); OLED de 7,6 polegadas @ 2208 x 1768, até 120Hz, pico de 1.200 nits (interno)
- Câmera (Frente): 10MP f/2.2 (capa); 4MP f/1.8 (interno)
- Câmeras (traseiras): 12MP f/1.8 principal com OIS, 12MP f/2.2 ultra grande angular (123°), 12MP f/2.4 2x telefoto com OIS
- Dimensões: 128 x 158 x 6,4 mm (desdobrado); 67,1 x 158 x 16 mm (dobrado); 271g
- Cores: Preto, verde, prata
Prós | Contras |
É um tablet de bolso minúsculo | A câmera selfie interna não é muito boa |
Snapdragon 888 + 12 GB de RAM = telefone rápido | Vida útil da bateria mediana |
Ótimas exibições, por dentro e por fora | Muito caro |
Atualizações de segurança até 2025 |
4. Samsung Galaxy Z Flip3
O Galaxy Z Fold3 se tornou o queridinho do mundo dobrável devido a sua tela interna do tamanho de um tablet e suporte para S Pen. Mas, tanto o tamanho quanto o custo é enorme. Em contrapartida, um dobrável mais prático, portátil e com preço acessível sem dúvida é o Galaxy Z Flip3.
Basicamente, um Galaxy S21+ que você pode dobrar ao meio, o Z Flip3 traz de volta o formato flip, mas do jeito certo: estilo e tecnologia de ponta. Claro, as câmeras estão um pouco atrás dos carros-chefe da Samsung, porém ainda tiram fotos mais que adequadas para compartilhar ou documentar sua vida.
Vale ressaltar que a duração da bateria também fica um pouco prejudicada por causa do formato flip mais apertado, mas é por isso que existem carregadores de bateria de bolso.
Talvez o mais importante: você deve comprar o Samsung Galaxy Z Flip3 porque é o único telefone Android de qualidade que caberá totalmente no seu bolso. Afinal, quando foi a última vez que você teve um telefone que poderia colocar no bolso da frente e ainda se sentar sem que ele saltasse e caísse no chão?
O Z Flip3 não só pode fazer isso, mas também possui uma grande variedade de estojos com alças e/ou chaveiros para garantir que sempre que você retirar o telefone do bolso ou guardar, nunca vai deixá-lo cair.
Especificações
- Armazenamento: 128 GB, 256 GB
- Processador: Snapdragon 888
- Memória: 8GB
- Sistema operacional: uma interface do usuário sobre o Android 11
- Bateria: 3.300mAh
- Tela (tamanho, resolução): 6,7″ 1080p OLED, 120Hz
- Câmera (Frente): 10MP f/2.4
- Câmeras (traseiras): 12MP f/2.2 ultra-wide (123°), 12MP f/1.8 principal com OIS
- Conectividade: 5G (incl. mmWave), LTE, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1 Suporta eSIM e/ou Nano-SIM
- Dimensões: Desdobrado – 72,2 x 166 x 6,9 mm Dobrado – 72,2 x 86,4 x 15,9-17,1 mm 183g
- Cores: Creme, Verde, Lavanda, Phantom Black, Cinza, Branco, Rosa
Prós | Contras |
Novidade dobrável a um preço acessível de carro-chefe | Vida útil da bateria ruim |
Ótima qualidade de construção | As câmeras não podem competir com as câmeras dos melhores do mercado |
Velocidade de carregamento chega até 15 watts |
5. Google Pixel 6 Pro
O Pixel 6 Pro tem toda a ostentação de software e design queridinho do Pixel 6, além de atualizações de hardware em três áreas principais. Além disso, ele possui 12 GB de RAM em vez de 8, uma tela maior de 120Hz em vez de 90Hz e uma câmera telefoto dedicada. Bem como, algumas melhorias menores.
O tamanho maior dificulta o manuseio, especialmente para quem tem mãos menores, no entanto além do peso o Pixel 6 Pro ganha muito mais.
Vale ressaltar que como o Pixel 6, o Pixel 6 Pro apresentou alguns bugs desagradáveis nos últimos seis meses, e o Google está atrasando as atualizações mensais tentando apresentar todas as correções. Como, o novo chipset Google Tensor, que o Google ainda está resolvendo algumas coisas.
Para o Google Pixel 6 que é mais barato, alguns bugs aqui e ali não incomodam tanto, ao contrário de um telefone mais caro, que, às vezes, apresenta falhas no Wi-Fi se você for um dos azarados que recebe um bug. Então, a menos que você precise da câmera extra do Pro ou da tela de 120Hz, comprar o Pixel 6 comum é uma opção melhor.
Especificações
- Armazenamento: 128, 256 ou 512 GB; UFS 3.1
- CPU: Google Tensor
- Memória: 12GB
- Sistema operacional: Android
- Bateria: 5003mAh, carregamento com fio de 30W (USB PD PPS), carregamento sem fio de até 23W
- Portas: USB Tipo-C
- Tela (tamanho, resolução): 6,7” QHD+ (1440×3120, 19,5:9) LTPO OLED, 120Hz, Gorilla Glass Victus
- Câmera (Frente): 11.1MP f/2.2 (94° FoV, foco fixo)
- Câmeras (traseira): 50MP f/1.85 primária (82° FoV c/OIS), 12MP f/2.2 ultra-wide (114° FoV), 48MP f/3.5 telefoto (23,5° FoV c/OIS, 4x óptico e até 20x “Zoom Super Res”)
- Conectividade: 5G, Wi-Fi 6E (802.11ax), Bluetooth 5.2, NFC, banda ultralarga
- Outros: moldura de alumínio polido, IP68, sensor de impressão digital na tela, USB Type-C 3.1 Gen 1, Dual-SIM via eSIM, carregamento sem fio reverso
- Dimensões: 163,9 x 75,9 x 8,9 mm, 210 g
- Cores: Sorta Sunny, Cloudy White e Stormy Black
Prós | Contras |
A melhor configuração de câmera de um telefone Android hoje, incluindo uma ótima lente telefoto | Mesmo sensor de impressão digital lento do Pixel 6 |
Desempenho ainda melhor que o Pixel 6 com a mesma CPU Tensor e mais RAM | As câmeras não podem competir com as câmeras dos melhores do mercado |
O software do Google é viciante, assim como o Material You do Android 12 | A velocidade de carregamento chega a 15 watts |
Cinco anos de atualizações de segurança | As câmeras traseiras são propensas a ofuscar em determinadas condições de iluminação |
Grandes bugs desde o lançamento, causando atraso nas atualizações |
Qual é o melhor telefone Android que você pode comprar?
Independentemente se você prefere um telefone grande ou pequeno, complexo ou simplificado, saiba que há um telefone Android brilhante para você. O Samsung Galaxy S22 Ultra é um dos telefones mais poderosos que a Samsung já construiu e, além do suporte para S Pen, a duração da bateria do Ultra é significativamente melhor do que a de seus irmãos mais novos, o S22 e o Galaxy S22+.
As câmeras do Galaxy S22 Ultra também vão de igual para igual com as do Google Pixel 6 Pro, oferecendo uma câmera grande angular melhor, recursos de zoom mais profundos ao lado de uma variedade de modos e configurações de câmera.
Por mais poderoso que seja o S22 Ultra, sua produtividade é baixa em comparação com a do Galaxy Z Fold3, que mesmo sendo de uma geração atrás em poder de processamento oferece o dobro da tela quando dobrado no modo tablet. Tem suporte para S Pen, mas não é uma S Pen integrada como a do Ultra. Porém, você pode comprar S Pens maiores que realmente são confortáveis para segurar por horas.
A Samsung faz dispositivos dobráveis melhor que qualquer outra empresa, incluindo o Google, e as melhorias feitas no Android 12L, ajudará a padronizar os comportamentos dos aplicativos e a melhorar ainda mais o desempenho.
Mas, se o software da Samsung simplesmente não é para você – entendemos que o One UI seja uma boa opção – o Google Pixel 6 é o primeiro Pixel a parecer um carro-chefe honesto. Seu design atraente e a barra de câmera são melhores do que a configuração de câmera do Galaxy S22 Ultra. Além disso, a mágica de processamento do Pixel 6 salva fotos que a maioria dos telefones acaba desperdiçando devido a desfoques e foco perdido.