Metrô de Belo Horizonte terá mudanças nos próximos dias

A empresa responsável pela concessão do metrô de Belo Horizonte anunciou a retomada das obras de revitalização do sistema no próximo fim de semana. Os trabalhos, que visam a melhoria da Linha 1, terão impacto direto na rotina dos passageiros, especialmente durante os horários de pico em dias úteis. De acordo com a empresa, o intervalo entre viagens, que geralmente varia de 7 a 8 minutos nos horários de pico e 15 minutos nos períodos fora de pico, poderá dobrar.

A agenda de obras inclui a substituição de todos os componentes de um trecho específico da via permanente, por onde os trens circulam. As intervenções serão realizadas de forma ininterrupta entre os dias 25 de janeiro e 2 de fevereiro. A concessionária destaca que essa revitalização é essencial para garantir um serviço mais seguro e eficiente para os usuários, com conclusão prevista para 2026.

Mudanças no cronograma das viagens

Para minimizar os transtornos aos passageiros, a concessionária divulgou um cronograma específico. Durante os fins de semana dos dias 25 e 26 de janeiro, e 1º e 2 de fevereiro, a operação dos trens se dará em via única nas estações Calafate, Carlos Prates e Lagoinha. Nesses dias, o intervalo entre as viagens será de 24 minutos, porém, não haverá necessidade de baldeação.

Nos dias úteis, as mudanças serão mais significativas nos horários de pico. Entre a Estação Central e a Estação Eldorado, os trens circularão com um intervalo de 16 minutos, exigindo baldeação na Estação Carlos Prates e embarque por via única na Estação Lagoinha. Já no trajeto que vai da Estação Vilarinho à Estação Central, o intervalo entre as viagens será de 8 minutos.

Nos demais horários de dias úteis, o intervalo será de 16 minutos, mantendo-se a baldeação em Carlos Prates e embarque por via única na Estação Lagoinha. A empresa orienta aos passageiros atenção redobrada aos letreiros dos trens, especialmente para aqueles que partem da Estação Vilarinho, pois haverá trens indo tanto para a Estação Eldorado quanto para a Estação Central.