Metrô de BH terá aumento no tempo de espera entre viagens
Quem utiliza o metrô de Belo Horizonte precisará ajustar seus horários a partir desta sexta-feira (12). Uma série de obras essenciais na infraestrutura do sistema manterá os passageiros esperando mais nas plataformas, especialmente durante os períodos de maior fluxo. Uma mudança temporária, mas significativa, que afetará diretamente a rotina de muitos usuários do serviço público de transporte.
Durante esses dias de manutenção, quem passa pelas estações no horário de pico encontrará uma novidade pouco agradável: o tempo de espera entre os trens dobrou. De costume, os intervalos são de cerca de 7 minutos e meio, mas, devido às intervenções, esse tempo será estendido para aproximadamente 13 minutos nas horas mais movimentadas do dia.
O que esperar dos serviços no fim de semana?
No sábado e domingo, o intervalo entre as composições será ainda maior, indo de 15 para 20 minutos. Uma considerável desaceleração que exigirá planejamento e paciência dos usuários. Além disso, durante o pico, será necessário fazer baldeação na Estação Central para prosseguir viagem, o que certamente demandará um tempo extra de deslocamento e espera.
É fundamental que os passageiros estejam atentos às instruções dentro das estações. Na Estação Santa Efigênia, por exemplo, as composições só circularão por uma via. Portanto, é necessário verificar o sentido dos trens antes de embarcar para evitar transtornos. O Metrô BH assegura que haverá reforço na comunicação visual e sonora para orientar todos os passageiros durante este período.
As obras previstas para este mês são partes de um projeto de modernização e manutenção que inclui a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via, e da camada de pedra britada ao longo de 300 metros entre as estações Central e Santa Efigênia. Esforços que visam não só a segurança dos passageiros mas também a eficiência e a longevidade do sistema.