MG aposta em programas de saúde mental para combater violência em escolas

O governo de Minas Gerais planeja investir em programas socioemocionais para combater o aumento do bullying e da violência em suas 3.425 escolas estaduais. O projeto está programado para começar na próxima semana, visando aprimorar o ambiente escolar e as relações nas instituições de ensino.

O secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, anunciou que especialistas em educação serão contratados para apoiar essa iniciativa, com um investimento previsto de cerca de R$ 50 milhões. No entanto, o número exato de contratações será determinado após uma avaliação das necessidades da rede.

Iniciativa Governamental em Minas Gerais para Combater Bullying e Violência nas Escolas

O processo terá início com a aplicação de um questionário aos professores em fevereiro, seguido pelos estudantes após o Carnaval. Com base nessas respostas, será feito um diagnóstico para identificar as escolas com situações mais críticas, que receberão prioridade na alocação desses profissionais.

O programa concentrará seus esforços no desenvolvimento das competências socioemocionais recomendadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Para garantir a implementação eficaz, os professores da rede estadual receberão capacitação.

Além disso, está prevista a atuação de especialistas em educação como articuladores, trabalhando em conjunto com o corpo docente e a Polícia Militar para criar uma Matriz de Risco. Esse documento identificará as fragilidades de cada escola e determinará as áreas que precisam ser fortalecidas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Diante do aumento da violência nas instituições públicas e privadas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) já implementou diversas medidas preventivas, como a instalação de câmeras de segurança, a Patrulha Escolar, o Proerd e o Programa de Educação Ambiental (Progea).

Além disso, os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) foram criados em 2022, contando com 460 profissionais itinerantes, entre psicólogos e assistentes sociais.

Embora especialistas tenham sugerido a necessidade de uma equipe multidisciplinar para cada unidade, o governo acredita que a integração desses projetos, incluindo o novo programa socioemocional, trará melhorias significativas à segurança nas escolas.

Imagem: Reprodução/Freepik