Minas Gerais: Descubra quais são as maiores cidades do estado

Minas Gerais é um dos maiores estados do país e conta com 854 cidades. Conhecido principalmente por sua hospitalidade e culinária típica, ele é o segundo estado mais populoso do Brasil, com 20.732.660 de habitantes.

Existem alguns motivos que justificam o estado ter uma população tão expansiva. Um deles é seu processo de formação histórica desde o período colonial.

Devido à produção de ouro, diamantes e café por diferentes áreas do estado, Minas Gerais se tornou um dos principais centros econômicos do Brasil. Descubra quais são as maiores e mais desenvolvidas cidades de Minas!

As maiores cidades de Minas Gerais

Belo Horizonte

A capital do estado é a cidade mais populosa, com o total de 2.530.701 habitantes. É um grande polo econômico e a terceira cidade do Brasil mais importante economicamente.

É uma cidade influente na política e na cultura. Vários músicos nacionalmente conhecidos como Milton Nascimento, Skank, Pato Fu, Clube da Esquina e Sepultura iniciaram suas carreiras entre os bares e os restaurantes da capital mineira.

Também é conhecida por sua grande quantidade de bares espalhados por toda cidade. São 12 mil no total, além de outros pontos turísticos como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Jardim Botânico, o Zoológico, e o gigante da Pampulha, o Mineirão. 

Uberlândia

Uberlândia é a segunda maior cidade de Minas Gerais, com mais de 700 mil habitantes. Está localizada na região do Triângulo Mineiro, a 534 km de Belo Horizonte.

Em Uberlândia, se encontra tranquilidade no contato com a natureza, por meio de cachoeiras e parques naturais.

Um dos destaques da cidade é o Parque do Sabiá. Para as crianças, existem parques infantis, piscinas e campos de futebol. Para quem gosta de se movimentar, há uma pista de 5 km ideal para patinação, skate, bicicletas e patinetes.

Contagem

Com uma população de aproximadamente 673.849 habitantes, Contagem adquiriu o primeiro distrito industrial planejado do Brasil. A cidade, portanto, é muito conhecida por contar com muitas indústrias.

A cidade de Contagem surgiu com a proposta de concentrar as atividades industriais da mineração em uma área específica. O objetivo da instalação era superar o atraso econômico de Minas Gerais em relação aos outros, além de apostar na industrialização do estado.

Já em relação à gastronomia e à cultura, a cidade também marca sua presença. Há 62 anos, existe uma famosa feira no bairro do Amazonas, onde você encontra os melhores peixes da região. O bairro Eldorado também abriga uma tradicional feira de artesanato.

Juiz de Fora

Com a quarta maior população do estado (577.532 habitantes), Juiz de Fora está localizada na Zona da Mata, próxima à divisa com o Rio de Janeiro. A origem do nome da cidade tem origem no período colonial, durante o qual um juiz realmente veio de fora, ou seja, de Portugal.

A cidade passou a ser chamada de ‘Manchester Mineira’, devido à semelhança dos prédios, construídos de tijolos vermelhos, de países europeus. Além disso, conta com o próprio time de futebol, o Tupi Football Club, que atualmente está na segunda divisão do campeonato mineiro e em nenhuma competição nacional.

A cidade está localizada em uma boa área, entre os principais centros econômicos do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que resulta em um município com grandes oportunidades de trabalho e boa qualidade de vida.

Betim

Betim, com 450.024 habitantes, destaca-se pelo rápido crescimento econômico. É uma cidade de caráter sertanejo que se transformou graças à industrialização, que multiplicou a população e moldou a cidade em todos os âmbitos sociais.

Pela cidade, passam grandes rodovias federais, aliás, muito industrializadas, incluindo grandes empresas nacionais como a Refinaria Gabriel Passos e a Fiat Automóveis, que fizeram de Betim o segundo maior polo industrial automotivo do país. A cidade também possui grandes empreendimentos dos setores metalúrgico e mecânico.

Graças à rápida expansão econômica, recebeu investimentos do setor de serviços, o que permitiu a abertura de dois shopping centers, o Monte Carmo e o Partage, grandes estruturas que movimentam o comércio por meio de cinemas, vestuário, acessórios, alimentação e outras lojas.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia