Minas Gerais lidera importante ranking nacional
De acordo com os dados levantados em março de 2023 pelo Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA), o estado de Minas Gerais lidera o ranking de produção de energia solar no país.
Ao produzir mais 2 GW (gigawatts) de energia, o estado conquista o posto de primeiro em geração centralizada (GC). Ocupa o segundo lugar em geração distribuída (GD) com mais de 2,46 GW, atrás de São Paulo, que possui 2,8 GW. Saiba mais informações!
Minas lidera em produção de energia solar no país
A Energy Brasil, maior franqueadora solar do país, possui 23 franquias espalhadas por 12 cidades da região de Minas Gerais, que juntas respondem por mais de 6% do faturamento da marca.
Para Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, alguns motivos explicam o aumento da demanda por energia solar na região, por exemplo: conjuntos fotovoltaicos mais baratos, maiores opções de pagamento, aumento da demanda graças à Lei 14.300 e tarifas de energia mais altas na região.
O executivo também acredita que a geração distribuída continuará crescendo.
Ainda de acordo com os dados, a região Sudeste é responsável por mais de 33% da produção de geração distribuída. Em relação ao ano passado, a geração distribuída de energia solar no estado de Minas Gerais também aumentou mais de 74%. A GD já tem todos os 853 municípios.
Segundo Gustavo Nassif, diretor da Itsun, braço de engenharia da Energy Brasil, a demanda por projetos na região aumentou significativamente em relação ao ano de 2021. “Estamos felizes com o aumento da demanda. Isso mostra que o setor solar está se democratizando cada vez em nosso país”, afirmou.
Sobre a Energy Brasil
A Energy Brasil foi fundada em 2019 e já conquistou o Selo de Excelência em Franchising 2022 organizado pela ABF e o Selo 3 Estrelas pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. É a única empresa do segmento com esses dois selos.
A marca, que está presente na maioria dos estados brasileiros, conta hoje com 500 unidades e uma equipe de franqueados que comercializam kits fotovoltaicos e serviços de instalação, manutenção e monitoramento.
Foi anunciado pela Energy Brasil um faturamento de mais de R$ 180 milhões em 2022.
A empresa, que é líder em democratização no acesso à energia solar no país, projeta que, em 2023, o faturamento seja maior que R$ 400 milhões.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/AgeRio