Minas Gerais lidera importante ranking nacional
No dia 1º de junho, última quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial do Leite e Minas Gerais se destaca como o principal produtor laticínio do país.
O estado se destaca por ser novamente o maior produtor de leite, respondendo por 24,5% do volume total do Brasil. Saiba mais informações!
Minas Gerais é o maior produtor de leite no Brasil
Em 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção total de leite em Minas Gerais chegou a 9,6 bilhões de litros, volume que movimenta uma cadeia que engloba cerca de 1 milhão de empregos diretos, em 216 mil propriedades.
Por mais que seja robusto, o setor encara desafios, como os custos elevados e a queda no consumo. Além disso, o aumento das importações ameaçava a competitividade das indústrias e reduzia os preços pagos aos produtores.
A importância da produção de leite para Minas Gerais
No Dia Mundial do Leite (data criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para promover o consumo de laticínios), o presidente do Sindicato do Leite e Derivados do Estado de Minas Gerais (Silemg), Guilherme Abrantes, destaca a importância da produção para o estado.
“Minas Gerais é o primeiro estado em produção de leite. O Estado já produz mais de 9,4 bilhões de litros ao ano. Se Minas fosse um país, seria o 16º no ranking mundial da produção leiteira. De todo o leite produzido em Minas, 50% são destinados aos demais estados. `Podemos dizer que Minas abastece o Brasil com leite.”
Ainda segundo Abrantes, pertencentes ao setor no estado, existem mais de mil indústrias certificadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais. A rede gera cerca de 1 milhão de empregos diretos. A produção de leite está em expansão no estado, presente em todas as regiões e contribuindo para a sobrevivência dos produtores do campo, ao gerar renda e riqueza.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik