Minas Gerais registra mais de 5 mil casos de stalking

Nos últimos dois anos, o estado de Minas Gerais registrou mais de 5 mil casos de stalking. Cerca de 17% desses casos foram reportados somente na região do Sul de Minas.

De março de 2021 até fevereiro deste ano, 870 casos de stalking foram denunciados no Sul do estado. Ocorreram cerca de 114 denúncias nos últimos dois meses.

As cidades que mais registraram esses casos são Poço de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações, com 76, 55 e 46 casos respectivamente. As três juntas acumulam 20% de todas as acusações na região. Saiba mais sobre o assunto!

O que é Stalking?

Primeiramente, é necessário entender o que é um crime de stalking. A palavra vem do inglês e define uma forma de perseguição, tanto pessoalmente, quanto de forma on-line, e muitas vezes é feita de forma violenta.

Essa ação é considerada crime desde março de 2021. Desde então, as denúncias dos casos cresceram por todos país, já que passaram a ser reportados pelas vítimas.

De acordo com Ana Paula Arruda, delegada da mulher, comportamentos como mensagens e ligações frequentes, fotos e vídeos não solicitados, ameaças ou qualquer outra ação que pode causar desconforto e danos emocionais são caracterizados como stalking.

Esse tipo de comportamento, muitas vezes praticados por homens, gera pavor nas vítimas, que geralmente não sabem como recorrer. Nesses casos, elas deixam de sair de casa e se isolam das redes sociais por medo de ter contato com o agressor.

Como se proteger?

É importante se atentar caso você esteja sofrendo com essa situação e saber como recorrer. Sempre guarde as provas, como mensagens, registros de ligações e ameaças.

Caso o agressor insista em te perseguir fisicamente, como te seguir na rua ou ir em sua casa, faça registros. Também é importante informar seus familiares e amigos sobre a situação.

O mais importante para sua segurança é realizar uma denúncia oficial na delegacia. Esses tipos de comportamentos violentos são considerados crimes e precisam ser reportados para uma ação eficaz.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik