Motoristas do RJ serão avisados pelo Waze sobre possíveis enchentes

As chuvas no Rio de Janeiro diminuíram, porém o Waze agora tem um recurso que ajudará muitos motoristas quando essa época do ano voltar.

O aplicativo de navegação GPS passará a emitir alertas de enchentes para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, sinalizando as vias alagadas para que os motoristas possam desviar e evitar as áreas de alagamento. Os dados foram fornecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Governo do estado de São Paulo.

Para que serve o novo recurso do Waze?

De acordo com Douglas Tokuno, chefe de parceria para a América Latina e EMEA no Waze, com esse novo recurso, o aplicativo ajudará a minimizar o impacto das enchentes na vida dos moradores e ser uma ótima ferramenta para motoristas que enfrentam efeitos meteorológicos no trânsito.

Ele também afirma que se esperam bons resultados com essa parceria do Waze com o Governo de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Como funcionará o aplicativo?

O alerta será automático para os motorista, aparecerá um pop-up na tela do celular informando “seu destino pode ser afetado por alagamento”. O Waze se oferecerá para alterar seu destino ou escolher uma rota diferente que evite a área de inundação.

As informações são do Centro de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil, que já realiza monitoramento constante. Os alertas serão enviados diretamente para o aplicativo, da mesma forma que a Defesa Civil envia SMS ou comunica sobre o clima em suas redes sociais.

No caso do Rio de Janeiro, a operação será realizada pelo Centro de Operações do Rio (COR) da Prefeitura. O aviso terá a localização exata e quão crítica é a situação da inundação.

Embora o navegador seja do Google, esse recurso em cooperação com os governos locais está disponível apenas para o Waze.

Os usuários do Google Maps também podem ter acesso a um alerta de enchente, que foi feito em conjunto com o Serviço Geológico Brasileiro, do Ministério de Minas e Energia, com dados enviados para a plataforma global FloodHub.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Waze