Novas linhas de ônibus começam a operar no Rio de Janeiro

A vida dos moradores das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro acaba de ficar um pouco mais fácil. Três novas linhas de ônibus, que começaram a operar na última terça-feira (16), prometem melhorar a mobilidade urbana dessas áreas, tão carentes de uma infraestrutura de transporte eficiente. A iniciativa, segundo informações da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), visa atender às necessidades da população local, proporcionando maior comodidade e reduzindo o tempo de deslocamento.

Por que novas linhas de ônibus são importantes para o Rio de Janeiro?

O transporte público é um dos pilares para o desenvolvimento urbano sustentável de qualquer cidade. No caso do Rio de Janeiro, a expansão do serviço de ônibus é uma resposta aos desafios impostos pela pandemia de covid-19 e às demandas reprimidas por mobilidade nas zonas Norte e Oeste. A inclusão das linhas 737 (Santíssimo – Cascadura), 791 (Padre Miguel – Terminal Deodoro) e 909 (Irajá – Conjunto IAPC) garante não só a retomada, mas a ampliação do atendimento a regiões anteriormente carentes de opções de transporte.

Os moradores dessas áreas beneficiadas podem agora contar com uma maior frequência de viagens e novos itinerários, facilitando o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, além de melhorar a conexão com outras regiões da cidade. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da prefeitura e dos consórcios de ônibus, que visa regularizar o serviço pós-pandemia, atingindo até agora 160 linhas recuperadas ou criadas desde junho de 2022.

O financiamento para a manutenção e expansão do serviço de ônibus vem de um acordo judicial entre a prefeitura do Rio de Janeiro, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. Além da receita das tarifas, que permanece em R$ 4,30 por viagem, há um modelo de pagamento adicional baseado no quilômetro rodado, garantindo assim que os ônibus circulem conforme necessário para atender a população, independente da demanda direta de passageiros.

Detalhes do itinerário das novas linhas no Rio de Janeiro

  • Linha 737 (Santíssimo – Cascadura): Com 38 viagens diárias, essa linha conecta áreas residenciais importantes como a Estação de Santíssimo e Vila Aliança, passando por pontos de alta circulação como o Mercadão de Madureira.
  • Linha 791 (Padre Miguel – Terminal Deodoro): Realiza 20 viagens diárias, ligando o bairro de Padre Miguel ao Terminal Deodoro, abrangendo pontos como o Periquito e a Estação Realengo.
  • Linha 909 (Irajá – Conjunto IAPC): Oferece 16 viagens diárias, facilitando o acesso ao Hospital Municipal Francisco da Silva Telles e ao Cemitério de Irajá, partindo do Conjunto Amarelinho.