Número de acidentes de trabalho em Minas Gerais é o 2° maior do país

De acordo com os dados divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde Ocupacional, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho e de diversos órgãos do governo federal, Minas Gerais é o segundo estado do país que mais registrou acidentes de trabalho.

No último ano, o estado fichou 63.815 notificações de acidentes de trabalho. Esse número representa um aumento de 9,8% em relação ao ano de 2021. O estado está em segundo lugar, atrás somente de São Paulo.

Cerca de 613.000 casos de acidentes de trabalho foram relatados em todo o país. O número de mortes causadas por esses acidentes chegou a 2.500. Saiba mais informações.

Situação em Minas Gerais

Em Belo Horizonte, houve 12.765 registros de acidentes de trabalho no ano passado, 20% a mais que no ano anterior.

A capital do estado é a terceira cidade do ranking com maior número de acidentes, depois das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Setores com o maior número de acidentes de trabalho

O setor com maior número de notificações é a assistência hospitalar, com mais de 55 mil casos, seguido da administração pública. Os profissionais mais acidentados foram os técnicos de enfermagem, com 36 mil casos registrado. Os alimentadores e limpadores da linha de produção também se destacam.

Os dados divulgados são somente dos números do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de pessoas que são vinculados aos empregos formais e contribuem para a previdência social.

O observatório também divulgou dados sobre a obrigação de notificar os chamados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que se relacionam a casos de acidentes de trabalho. Foram registradas 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores.

Foram concedidos mais de 148.000 benefícios previdenciários para vítimas de acidentes e 6.500 para a pensão por invalidez no ano de 2022.

Para mais informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik