Onda de calor aumenta temperatura em Minas Gerais a partir desta sexta-feira (15); confira previsão

A capital mineira, Belo Horizonte, está prestes a experimentar um aumento significativo na temperatura. Prevê-se que a onda de calor comece nesta sexta-feira (15), apesar da população já ter sentido um aumento nas temperaturas na quinta-feira (14), com máximas atingindo os 33°C.

Os especialistas prevêem que a onda de calor prolongada durará até segunda-feira (18), com temperaturas ardentes esperadas durante o fim de semana. A cidade provavelmente observará máximas de 35°C, as mais altas registradas neste ano, até domingo (17), seguido de um ligeiro declínio para 34°C na segunda-feira. “Será um calor desconfortável, com sensação de abafamento, principalmente na parte da tarde e até à noite. Chuva mesmo só deve voltar na próxima semana”, explica Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet em BH.

Razões por trás do aumento da temperatura em Minas Gerais

A onda de calor é atribuída a uma massa de ar seco fortalecida, associada a um sistema de alta pressão sobre o estado. Isso resultará em um declínio na umidade do ar, com precipitação esperada para ser rápida e isolada, se de todo. Regiões como Triângulo, Zona da Mata, Sul e Oeste de Minas já estão sentindo os efeitos desta onda de calor.

As ondas de calor são fenômenos climáticos que requerem dois fatores essenciais para sua formação: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Bloqueios atmosféricos são um tipo de circulação de ventos no alto da atmosfera que impede o avanço das frentes frias. Nestes casos, as frentes frias se formam, tentam avançar, mas encontram um bloqueio, que as desvia diretamente para o oceano. Assim, a massa de ar quente no continente se torna cada vez mais forte, dando origem a uma onda de calor.

Os habitantes de Minas Gerais são aconselhados a se preparar para as altas temperaturas, mantendo-se hidratados e limitando a exposição ao sol durante os horários de pico.