Outono chegando! Saiba como fica o tempo durante a estação em MG

Com a chegada do outono no próximo dia 20 de março, às 00:06, Minas Gerais se prepara para uma estação de transição marcante. O fim do verão traz consigo uma gradual redução das temperaturas e fenômenos característicos que merecem nossa atenção. Geadas e nevoeiros passam a fazer parte do cenário mineiro, sobretudo no interior, onde a chuva se torna mais escassa.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de massas de ar frio, provenientes do sul do continente, será o principal fator para a queda das temperaturas em todo o estado durante esta estação.

Por outro lado, a expectativa é de chuvas ligeiramente abaixo da média para a maior parte de Minas Gerais, com exceção da região Sul, que poderá receber volumes um pouco superiores ao esperado. Quanto às temperaturas, estas poderão se apresentar acima da média nos próximos meses, desafiando a premissa de que o outono seria necessariamente mais frio.

Impacto do El Niño durante o Outono em MG

Em relação ao El Niño, fenômeno climático que ganhou força no início de 2024, notou-se um leve enfraquecimento em sua intensidade nos primeiros meses do ano. Contudo, ele se manteve na categoria de forte, sendo previsto um declínio gradual nos próximos meses. Este cenário pode influenciar diretamente o clima em Minas, assim como a possibilidade de ocorrer o La Niña no segundo semestre, trazendo consigo um aumento nas chuvas, inclusive no território mineiro.