Pesquisa apresenta o Rio de Janeiro como um ótimo destino para fazer compras; veja dados
A Fecomércio RJ apresentou, na última segunda-feira, 17 de abril, uma pesquisa sobre turismo internacional no estado do Rio de Janeiro para o trade turístico e autoridades ligadas ao setor.
A pesquisa foi apresentada por Otavio Leite, consultor da presidência da entidade, e João Gomes, diretor do Instituto de Pesquisas e Análises Fecomércio (IFec RJ).
Também estiveram na apresentação da pesquisa o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, representando a ministra Daniela Carneiro, e a assessora de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho. Saiba mais informações!
Como a pesquisa foi feita?
A pesquisa, cujo público-alvo era turistas estrangeiros, foi realizada no mês de março, na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, e mostrou que o Rio de Janeiro é um bom destino para quem busca férias e compras.
Durante a pesquisa, foram entrevistados 866 turistas estrangeiros, entre os dias 7 e 14 de março, respeitando a proporcionalidade do destino turístico constatado no Anuário Estatístico do Turismo 2020, ano base 2019, do Ministério do Turismo, em relação ao desembarque na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo da pesquisa foi verificar os benefícios que um programa compensatório, como o Tax Free, proporciona ao setor de comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro.
Além disso, o intuito também era verificar os indicadores de “satisfação” para entender o comportamento de compra e o perfil dos turistas que passam pelo Rio de Janeiro.
Dados da pesquisa
Na pesquisa, foi constatado que 83,4% dos entrevistados procuram o Rio para turismo, lazer e passeio. 11,3% viajam para a cidade a negócios. O tempo médio de permanência é de dez dias, com 48,9% dos turistas permanecendo no estado em média de oito a 30 dias.
A pesquisa do IFec RJ aponta que hotéis, com 64,4%, e pousadas, com 20,7%, são os meios de hospedagem mais utilizados por turistas estrangeiros. Os imóveis ou os quartos alugados por meio de plataformas digitais estão em terceiro lugar, com 17,7%. O Airbnb mostrou dominação quanto às hospedagens entre as plataformas digitais.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik