Prefeitura do Rio de Janeiro faz mudanças no trânsito em importante avenida

A cidade do Rio de Janeiro testemunha uma significativa alteração no trânsito da Avenida Brasil desde o último 23 de abril. As faixas seletivas, antes restritas, agora estão acessíveis para carros e motos em horários determinados. Entenda o que muda com essa nova regulamentação e como ela afeta a rotina dos motoristas e usuários do transporte coletivo.

Entenda a nova regulamentação da Avenida Brasil

A Avenida Brasil, umas das principais vias expressas do Rio de Janeiro, compreende várias faixas de tráfego. Com a nova regra, carros e motos são permitidos na segunda faixa mais à esquerda, conhecida como faixa seletiva, em horários específicos nos dias úteis e livremente aos fins de semana e feriados, com a imposição de limites de velocidade próximos às estações.

Apesar das mudanças, a faixa mais à esquerda continua sendo de uso exclusivo do BRT Transbrasil, com a aplicação de multas para quem desrespeitar esta regra. Táxis mantêm seu direito de circulação nesta faixa sem restrições de horário, e caminhões seguem proibidos tanto na faixa exclusiva quanto na seletiva.

Impacto das alterações para os motoristas e o transporte público do Rio de Janeiro

Desde o início da operação do BRT Transbrasil, motoristas relataram congestionamentos frequentes, fruto da restrição de metade das faixas. A flexibilização busca equilibrar as necessidades de tráfego, reduzindo engarrafamentos e aprimorando a fluidez na via.

Com 17 estações e uma rota que conecta o Centro ao bairro de Deodoro, o BRT Transbrasil opera com 50 ônibus articulados. As linhas disponíveis e os serviços municipais integrados ao terminal refletem um esforço contínuo para melhorar o transporte e a mobilidade urbana na capital fluminense.

As mudanças na Avenida Brasil representam um ajuste nas dinâmicas de tráfego e transporte, buscando atender à demanda de motoristas sem comprometer a operação e a eficiência do BRT Transbrasil.