Principais profissões do marketing digital

O marketing digital é uma área muito vasta, repleta de ramificações que, juntas, formam esse conjunto que funciona perfeitamente para os negócios.

Entre as possibilidades, que já são profissões reconhecidas e de grande valor, temos as que costumam se sobressair mais, podendo ser consideradas como as principais profissões do marketing digital – como é o caso da profissão de copywriter, gestor de tráfego, dentre outros.

Definição de marketing digital

Marketing digital representa um conjunto de estratégias, criadas com o objetivo de ajudar a promover marcas e produtos. Isso, claro, sendo feito através do meio digital.

Ele envolve ações diversas, como a criação de conteúdo para redes sociais, sites, páginas de vendas, etc, assim como realizar a gestão deste conteúdo nesses meios.

Também envolve mídia paga, que irá criar anúncios pagos para promover os negócios, através de plataformas de anúncios como o Google Ads, Meta Ads, dentre outros.

Muitas são as possibilidades que ele oferece, que podem muito bem serem utilizadas em conjunto para alcançar os objetivos.

Benefícios do marketing digital

Os benefícios do marketing digital crescem cada dia mais, conforme novas descobertas são feitas e novas atualizações disponíveis. Entre os principais benefícios, temos:

  • Maior alcance através do digital;
  • Custos reduzidos comparados a outras estratégias;
  • Possibilidade de segmentar o seu público e direcionar melhor seus anúncios;
  • Mensuração mais detalhada dos resultados obtidos com uma campanha;
  • Maior interatividade entre empresa e cliente;
  • Oferece maior possibilidade de conversão, encontrando novos leads e aumentando seus resultados;
  • E muito mais! 

Profissões ligadas ao marketing digital

Entre as principais profissões que estão ligadas ao marketing digital, temos:

Gestor de tráfego

O gestor de tráfego pago é o profissional responsável por realizar o planejamento, implementação e monitoramento das campanhas digitais, onde o maior objetivo é conseguir potencializar o tráfego e, com isso, aumentar o número de conversões feitas em uma página de vendas, site, etc.

Copywriter

O copywriter é o escritor que utiliza a persuasão para escrever copys capazes de vender o que estão anunciando. A escrita é baseada nos gatilhos mentais, geralmente, para que seja possível despertar o interesse dos usuários no produto ou serviço sendo ofertado.

Customer Success

Customer Success é uma profissão voltada para os clientes, garantindo que eles alcancem seus objetivos quando forem utilizar um determinado produto ou serviço.

Os profissionais que trabalham nesta área do marketing digital irão lidar com os clientes em todas as etapas que ligam eles ao processo de compra e venda – o que também inclui o pós-venda.

Junto de outros profissionais, nas áreas de atendimento ou até mesmo no setor de marketing, eles buscam oferecer a melhor experiência ao cliente.

Gerente de mídias sociais

O gerenciamento de mídias sociais é feito para garantir que tudo ocorra como o planejado, criando conteúdos para as redes da empresa, montando estratégias para atrair o público e muitas outras tarefas menores dentro disso.

Especialista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é utilizado para realizar a otimização de sites e conteúdos que são criados para os mecanismos de busca, como é o caso do Google, Bing, etc.

Com isso, o Consultor SEO será responsável por realizar essas ações, garantindo que o site alcance melhores posições nos mecanismos de busca e, com isso, melhore sua visibilidade e retorno financeiro.

Profissional de e-mail marketing

O profissional de e-mail marketing será responsável pela criação e implementação de campanhas voltadas para a criação de e-mails que possam promover a empresa e seus produtos e/ou serviços.

O maior objetivo é garantir que os clientes se mantenham ligados à empresa, se comunicando com eles, engajando e, claro, buscando incentivar uma determinada ação – como comprar, se inscrever, etc.

Designer UX/UI

Por fim, temos o profissional conhecido como designer UX/UI, onde o objetivo é projetar a experiência do usuário (UX) e também a interface do usuário (UI) presente em apps, softwares, sites, embalagens, dentre outros.

Como ingressar nessas profissões?

Ainda não existem cursos de graduação que realmente entreguem o que essas profissões precisam, sendo que a melhor maneira de obter esses conhecimentos é através de cursos, acompanhamento de profissionais da área, buscando informações sobre a área, aprendendo as técnicas e, claro, colocando em prática.

Participar de eventos e workshops relacionados a essas profissões também é uma excelente opção, tanto para adquirir ainda mais conhecimento quanto para criar conexões e fazer networking.

Assim que você começar, já estará se preparando para conseguir novas oportunidades, podendo ter o seu próprio negócio, trabalhando para outras empresas ou até mesmo ensinando o assunto para novos adeptos.