Problemas com eletricidade em cidade de MG faz número de reclamações contra a Cemig mais que dobrar
No decorrer de 2023, Uberlândia enfrentou desafios no fornecimento de energia, marcados por apagões e oscilações. A insatisfação dos moradores resultou em ações do Ministério Público de Minas Gerais, levando a um aumento significativo nas reclamações registradas junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Comparando com o ano anterior, em 2022, a Aneel recebeu 54 reclamações dos residentes da cidade em relação aos serviços da Cemig. Em contraste, o ano de 2023 já contabilizou 133 queixas, representando um aumento de 146%.
Desafios no Fornecimento de Energia em Uberlândia: Aumento Expressivo de Reclamações e Respostas da Cemig e Aneel
As reclamações abrangem diversos problemas relacionados à prestação de serviços pela distribuidora, como qualidade do fornecimento, atendimento, cobrança, faturamento, serviços técnicos e comerciais. O mês de dezembro, especialmente afetado por um temporal que causou alagamentos e apagões, registrou o maior número de reclamações, totalizando 39 em apenas duas semanas.
A Cemig, em resposta, afirmou realizar investimentos para aprimorar a qualidade do fornecimento de energia no Triângulo Mineiro, incluindo a construção de novas subestações, linhas de distribuição e modernização da rede elétrica. Recentemente, inaugurou uma nova subestação em Uberlândia, aumentando a capacidade de oferta de energia em 15%.
No entanto, diante das múltiplas interrupções de energia, a Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Uberlândia instaurou um procedimento administrativo que propõe sanções à Cemig, incluindo compensações monetárias aos consumidores prejudicados. O promotor Fernando Martins questionou a justificativa da Cemig, alegando ineficiência no serviço de energia elétrica.
Além disso, há uma ação civil pública em tramitação na Justiça que busca mais investimentos da Cemig em transformadores e subestações em Uberlândia. A Aneel, por sua vez, declarou que instaura processos de fiscalização específicos, podendo aplicar penalidades às concessionárias. A agência também afirmou ter ajustado recentemente as regras de compensação aos consumidores afetados e está acompanhando as metas estabelecidas para as distribuidoras, visando a melhoria dos serviços no período de 2023-2026.
Imagem: Reprodução/Cemig