Professores de Monte Sião pedem reajuste de salários! Saiba mais sobre o caso
No último dia 17, os professores da rede municipal de Monte Sião, em Minas Gerais, realizaram um protesto pedindo reajuste salarial. A categoria alega que não recebe aumento há três anos e que o salário atual está abaixo do piso nacional.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a cidade conta com 278 professores municipais, que têm uma carga horária de 30 horas semanais. Seguindo proporcionalmente o piso nacional, o salário deveria ser de R$ 3.315, mas atualmente é de R$ 2.640.
Os professores chegaram a fazer um abaixo-assinado, no qual pedem para conversar com a administração municipal, mas não foram atendidos. Além disso, os profissionais afirmam que não têm liberdade para escolher qual material usar em sala de aula, já que atualmente são obrigados a utilizar os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Reajustes salarial nos últimos anos
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Nanci de Souza, afirmou em entrevista à EPTV que nos últimos anos foram feitos reajustes conforme o piso imposto para o magistério.
Entretanto, em 2021, não houve repasse por conta da pandemia e, em 2022, foi concedido um reajuste de 33,24% pelo Ministério da Educação (MEC), mas não foi atendido pela prefeitura. Em 2023, houve um novo reajuste, de 14,95%, que também não foi repassado aos professores.
A prefeitura informou que recebeu um ofício do sindicato, no qual se apresentavam as reivindicações e a sinalização da greve prevista. Ainda confirmou ter respondido ao documento, explicando os procedimentos necessários para o ato legal da greve e o fato que se reuniu com a categoria para discutir o assunto e realizar os reajustes salariais anuais conforme o piso imposto pelo MEC.
Por fim, a gestão municipal afirmou não ter impedido a realização do ato grevista, mas apenas ter orientado sobre os procedimentos necessários para que fosse realizado dentro das normas legais.
Conclusão
Em resumo, os professores da rede municipal de Monte Sião realizaram um protesto pedindo reajuste salarial após três anos sem aumento e com salário abaixo do piso nacional. Além disso, reclamam da falta de liberdade na escolha dos materiais utilizados em sala de aula.
A prefeitura, porém, afirma ter realizado os reajustes salariais anuais conforme o piso imposto pelo MEC e ter orientado sobre as normas legais para realização do ato grevista.
Para mais informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia