Refrigerante: saiba quais riscos a bebida pode trazer à saúde

Uma das bebidas mais populares no mundo é o refrigerante. Ele é consumido em grande quantidade pela maioria das pessoas no mundo inteiro. Apesar da sua popularidade, essa não é uma bebida saudável, e seu consumo excessivo pode causar muitos prejuízos à saúde.

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa segundo a qual o refrigerante é o 6º tipo de alimento mais consumido por adolescentes e, por isso, o principal causador da obesidade entre pessoas de 12 a 17 anos.

Existem vários motivos que influenciam o alto consumo de refrigerante, mas o principal são os ingredientes que compõem a bebida. Entenda por que o consumo excessivo dessa bebida não é bom para a saúde.

Refrigerante colocado no copo
Imagem: Reprodução/FreePik

Os ingredientes do Refrigerante

Como já sabido, essa é uma bebida nem um pouco saudável, por isso não se recomenda que seja consumida com frequência. Existem diferentes tipos e sabores de refrigerantes, e todos contêm ingredientes nocivos.

O refrigerante tradicional é o que não tem nenhuma alteração em sua composição, com ingredientes como água, conservante, concentrados, acidulante, antioxidante e gás carbônico. Além disso, esse tipo apresenta uma grande concentração de açúcar e calorias.

Já o refrigerante Zero não contém açúcar, o que diminui a quantidade de calorias, porém conta com um grande volume de sódio. A versão Light tem uma redução de 25% de açúcares, mas ainda assim a quantidade não deixa de ser grande. Trocar um refrigerante tradicional por um light quase não faz diferença.

Os sabores de refrigerante

Há uma variação ampla de sabores. Os de laranja e uva precisam ter, pelo menos, 10% do suco da fruta em sua composição; já o de limão, no mínimo 2,5%. 

O refrigerante de guaraná precisa conter de 2/100g da semente do guaraná. Por outro lado, os refrigerantes de cola precisam ter em sua composição a semente de noz-de-cola ou somente o extrato da fruta, mas sem uma quantidade mínima.

Os riscos à saúde

Devido às grandes quantidades de açúcar e a outros ingredientes citados, é notório que o consumo dessa bebida não faz bem ao ser humano. Confira quais doenças podem ser causadas por beber muito refrigerante:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Gastrite;
  • Cáries;
  • Câncer.

Para o cuidado com a saúde, é necessário diminuir a ingestão de refrigerantes no dia a dia. 

Para mais informações, visite nosso site!