Região da Serra da Canastra possui um delicioso queijo que os turistas vão adorar

A maioria dos mineiros ama queijo. Ainda mais quando se trata dos queijos produzidos e premiados da região da Serra da Canastra.

Esses queijos, que os renomados fabricantes de lá não param de inventar, ano após ano, ganham os melhores prêmios em competições nacionais e internacionais. A seguir, saiba mais sobre a produção interessante do queijo da Serra da Canastra.

Maior queijo da Serra da Canastra

No último fim de semana, a cidade de São Roque de Minas produziu o maior queijo Canastra que já vimos. Foram usados ​​300 litros de leite, que resultou em um queijo com 50 centímetros de diâmetro. Esse queijo gigante foi feito para estudar o processo de curar (método de secar queijos), já que é feito do mesmo material que o queijo canastra comum.

“Sabemos que cada queijo tem sua identidade, sabores e aromas bem diferentes, o tempo de cura também influencia muito. Fizemos um experimento e queremos ver o resultado”, explica Jordane Macedo, diretor da Culturar e ex-juiz do Mundial do Queijo de Araxá 2021.

Produtores se unem para fazer queijo de 30 quilos

Ivair José de Oliveira e Lúcia Oliveira, premiados produtores de queijo Canastra, resolveram se unir a Jordan Macedo para produzir um queijo Canastra com peso em torno de 30 quilos, batizado de “Imperial Canastra”.

“Este queijo que fizemos é o menor, para termos referência para produzirmos um maior ainda este ano, em um evento na Serra da Canastra”, conta Jordane. Ele explica que os maiores queijos já produzidos são o Canastra Real, que pesa cerca de 6 quilos, e o Capivara, que consomem 200 litros.

Para tornar essa experiência ainda mais rica, foi convidado para participar do evento o amigo e chef Ivo Faria, que preparou uma receita com queijo Ivair para comemorar esse momento.

Vale destacar que o queijo Ivair é premiado internacionalmente com uma super medalha de ouro no Concurso Mundial de France em 2019 e 2021 (Mondial Du Fromage) e nacionalmente recebeu 4 medalhas de bronze e 1 de prata no Concurso Prêmio Queijo Brasil.

A duração desse queijo é estimada em até seis meses. Suas cunhas serão vendidas e toda a renda será revertida para o Asilo José Moraes de Oliveira e Lar Maria Nolvina da Costa em São Roque de Minas.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução / Freepik