Rio de Janeiro bate recorde de calor com sensação térmica acima de 62ºC

Um final de semana de recordes foi vivido pelos cariocas devido a uma onda de calor que gerou uma sensação térmica inédita de 62,3ºC na cidade. O evento aconteceu no bairro de Guaratiba, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no domingo (17). O dia anterior também teve seu recorde com uma sensação térmica de 60,1ºC no mesmo bairro.

Conforme o Sistema Alerta Rio, a onda de calor que atinge pelo menos cinco estados pelo Brasil tende a se manter até metade desta semana, provocando temperaturas bem mais altas do que as apontadas nos termômetros.

Como é calculada a sensação térmica?

A sensação térmica advém não só da temperatura do ar, mas também da umidade e do vento. Quando as temperaturas disparam, o corpo humano tenta equilibrar sua temperatura produzindo suor. Contudo, quando a umidade do ar está elevada, o suor não evapora de maneira eficaz, fazendo com que a sensação de calor seja ainda mais intensa. É o aumento da umidade relativa do ar que tem proporcionado os recordes durante esta onda de calor no Rio de Janeiro

Situação no Rio de Janeiro

Logo antes das 9 horas do domingo, a sensação térmica no Jardim Botânico, Zona Sul da cidade, atingiu 54,3ºC. Na Zona Oeste, em Guaratiba e na Barra da Tijuca, as sensações térmicas foram de 53,2ºC e 51,0ºC, respectivamente. Às 9h55, foi registrado o recorde de 62,3ºC, novamente em Guaratiba. No entanto, apesar das sensações extremas, as temperaturas máximas não passaram dos 35ºC.

A elevação das temperaturas é decorrência de uma “bolha de calor” localizada na Argentina e no Paraguai, que tem afetado vários estados brasileiros. Este fenômeno ocorre devido à formação de um “domo de calor” que aprisiona o ar quente na superfície terrestre, elevando as temperaturas a marcas de até 45ºC.

Segundo o MetSul, o domo de calor permanecerá sobre o Norte da Argentina e do Paraguai, onde são esperados até 45ºC. A onda de calor atinge a parte Centro-Sul do Brasil, com sensações térmicas passando dos 40ºC em algumas áreas do Sul do país. A duração do calor excessivo pode chegar a dez dias em alguns estados, prorrogando o final da temporada, previsto para encerrar no dia 20 de março, às 0h06.