Rio de Janeiro criou quase 180 mil novos empregos com carteira assinada; estado é o 2° melhor do país

O levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) constatou que o estado do Rio de Janeiro foi a segunda unidade da federação a mais gerar empregos entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023, com 179.031 novas vagas.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho na última terça-feira (29), somente neste ano, até o mês de fevereiro, o estado criou 14.676 novos empregos formais. Saiba mais!

Atuação do governo para esse feito

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), destacou que o trabalho de captação de investimentos desenvolvido por sua gestão foi eficaz. Ele também apontou que essa tarefa deve ser contínua e, sobretudo, uma prioridade de seu governo.

Segundo ele, o desempenho positivo do estado destacado pelo Caged mostra que seu governo afeta positivamente os habitantes do Rio de Janeiro na geração de emprego e renda, atraindo investimentos que levam à criação de oportunidades de trabalho decente para os cariocas.

As parcerias firmadas para a oferta de cursos educativos certamente contribuíram para um cenário positivo no estado e na capital, afirmou a secretária de Estado do Trabalho e Receita, Kelly Mattos.

Outros pontos levantado pela Caged

Outro ponto positivo levantado do Caged é o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Em fevereiro, mulheres passaram a preencher mais vagas, 54%, 1,5% abaixo do desempenho de novembro de 2022, quando ocuparam 55,5% dos empregos gerados.

Já em relação à faixas etárias, são priorizados para ingresso em novos empregos jovens de 18 a 24 anos. No mercado do Rio de Janeiro, também existe uma preferência por trabalhadores com ensino médio completo.

Na análise por setores, os de serviços e de construção foram os que mais fizeram contratações durante o período analisado: um total de 17.445 trabalhadores.

A cidade do Rio de Janeiro lidera a geração de empregos, com 8.005 novas vagas. Depois dela, seguem-se Magé com 1.861, São João de Meriti com 1.766, Macaé com 1.317 e São João da Barra, com a abertura de 538 vagas.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Diário do Rio