Rio de Janeiro lança aplicativo para aumentar segurança nas escolas
Nos últimos meses, vimos, de maneira recorrente, ataques e ameaças a diversas instituições de ensino por todo o país. A situação causou pânico em alunos, pais e funcionários das escolas e universidades.
Com o intuito de facilitar a comunicação entre profissionais de educação e policiais, visando a maior segurança nas escolas, a Prefeitura do Rio lançou o aplicativo Escola Segura. Saiba mais sobre o aplicativo!
Como funcionará o aplicativo?
O aplicativo foi apresentado por Renan Ferreirinha, o secretário municipal de Educação, na última segunda-feira, dia 24 de abril.
No app, existirá um espaço para as notificações sobre ameaças e ataques nas escolas, além dos confrontos armados que acontecem com frequência no entorno das instituições, furtos, acidentes e outras situações importantes ou perigosas. As situações de perigo devem ser registradas no aplicativo, o que irá acionar um alerta no prazo de dez segundos.
“Por meio dele, podemos saber qual tipo de problema acontece mais frequentemente em cada área da cidade e, a partir daí, criar uma base de dados para entender melhor as questões da nossa rede. Mas, acima de tudo, o aplicativo permite que a gente fique mais próximo do dia a dia das nossas escolas e atue com celeridade na resolução de conflitos”, explicou o secretário.
Pronunciamento da Prefeitura do Rio de Janeiro
De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a criação desse aplicativo trata de “um esforço para tornar a escola um ambiente mais tranquilo e acolhedor”.
Também segundo a Prefeitura do Rio, o aplicativo se destinará às equipes de gestão das redes escolares; e seu objetivo será facilitar e agilizar a comunicação entre as escolas, as coordenadorias regionais de educação, a sede da Secretaria de Educação e a Polícia.
Dessa forma, serão mais eficazes o auxílio e a comunicação diante das situações em que houver necessidade da intervenção dos órgãos públicos.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik