Rio de Janeiro tem aumento assustador de vítima de bala perdida
Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, o número de vítimas de balas perdidas na região metropolitana do Rio de Janeiro aumentou mais de 80%.
Um total de 47 pessoas foram baleadas e mortas em tais incidentes entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano. Desses, 13 foram mortos e 34 feridos. Seis crianças estavam entre as vítimas, duas das quais morreram. Foram registrados 25 tiros no mesmo período do ano passado. Saiba mais!
Causas do aumento de vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro
Cecília Oliveira, diretora do Instituto Fogo Cruzado, disse que o estado do Rio não tem um plano eficaz para lidar com a segurança pública.
Em nota, a Secretaria de Polícia Militar do Rio informou que o órgão responsável pela elaboração do índice oficial do Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública. As operações contra o crime organizado são desenvolvidas com base em informações de inteligência e orientadas por normas técnicas.
Casos de bala perdida em outros lugares do país
O monitoramento do instituto abrange outros dois estados. Na Bahia, a situação também causa preocupação, segundo Fogo Cruzado. Março já é o mês com mais ocorrências, com 10 pessoas afetadas desde julho do ano passado.
Um total de 18 pessoas foram mortas por balas perdidas em Salvador e na região da capital, nos primeiros três meses deste ano, o que se constituiu em 5 mortos e 13 feridos.
Na Grande Recife, foram 12 casos, com 2 óbitos e 10 feridos. Entre os atingidos estão uma criança e dois adolescentes.
Para Cecília Oliveira, as soluções para a violência armada exigem unidade e coordenação nacional. As secretarias de segurança pública dos estados da Bahia e de Pernambuco também foram procuradas, mas não responderam até o fim do relatório.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik