Roubo de carga causou prejuízo de quase R$ 390 milhões ao RJ
A Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro divulgou um levantamento que revela os prejuízos causados pelo roubo de cargas em 2022, que somam cerca de R$ 388 milhões. Apesar de haver uma redução no número de casos, ainda são registrados, em média, 12 roubos por dia na cidade carioca.
Os roubos acontecem a qualquer hora e em qualquer dia, tornando-se cada vez mais frequentes no estado.
As ocorrências ocorrem em diferentes regiões, como na Ilha do Governador, na Linha Amarela e em Duque de Caxias, o que gera insegurança generalizada, especialmente para os caminhoneiros que transportam grandes quantidades de produtos pelas rodovias.
Consequências do roubo de carga
Os caminhoneiros relatam que muitos evitam passar pelo Rio de Janeiro ou mudam suas rotas para evitar o risco.
Isso acaba gerando custos adicionais para as empresas, tanto com a contratação de segurança quanto com os elevados valores investidos em seguro para minimizar perdas financeiras.
Embora haja uma queda significativa no número de roubos em algumas áreas como Neves e Sete Pontes, outras localidades como a região metropolitana e Porto do Rio viram um aumento considerável. Esse cenário afeta também o consumidor final, pois acaba elevando o preço dos produtos.
O levantamento apontou as principais rodovias mais afetadas pelos roubos, como a Washington Luís (BR-040), a Avenida Brasil, a Via Presidente Dutra e o Arco Metropolitano. Grandes polos industriais, como Duque de Caxias, também são alvos alarmantes dessa prática criminosa.
O que é necessário para combater o roubo de carga?
Para combater o roubo de cargas, é urgente uma ação integrada entre as forças de segurança, visando minimizar o impacto negativo na economia e na vida das pessoas. A Polícia Civil já implementou a operação Torniquete, que tem ajudado a reduzir os números de roubos em relação aos anos anteriores.
No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para resolver esse problema de forma efetiva e garantir a segurança dos caminhoneiros e empresários do setor. É fundamental que as autoridades continuem buscando soluções para evitar essa série de prejuízos advindos dessa ilegalidade que alimenta todo esse sistema criminoso.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik