Roubos e furtos de veículos crescem no Rio de Janeiro
Uma análise realizada pelo Instituto Rio21, com base em dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revelou um aumento alarmante nos casos de roubo e furto de veículos na cidade do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada entre os meses janeiro de 2022 e março de 2023. Durante os meses analisados, foram poucos os que registraram uma queda no número de ocorrências de veículos que foram furtados ou roubados. Saiba mais informações!
Aumento dos casos de furtos e roubos de veículos no Rio de Janeiro
O pico de roubos ocorreu em novembro de 2022 (mais de 1400 casos), seguido de uma queda significativa em janeiro e fevereiro de 2023 (entre 800 e 1000 casos nesse período). Apesar dessa queda temporária, no entanto, um número alarmante de casos já foi registrado em março deste ano, ultrapassando a marca de 1200 casos de roubo e quase 800 de furto.
Recuperação dos veículos
Infelizmente, a recuperação de veículos manteve-se globalmente em níveis inferiores, provavelmente devido à complexidade das operações. A taxa de recuperação mensal em relação ao número de roubos e furtos apresentou variação considerável no período analisado, porém esse número não chega a 50%.
O pico da taxa de devolução dos veículos roubados ou furtados ocorreu em fevereiro de 2023, com um pouco mais de 40% dos carros recuperados, o que se justifica pela queda acentuada no número de roubos e furtos. É importante ressaltar que o número de carros recuperados realmente diminuiu em março (cerca de 35%) em comparação ao mês de fevereiro.
Perante esses números preocupantes, é evidente que as autoridades competentes devem estar mais empenhadas no combate a esse tipo de crime e na implementação de medidas eficazes para aumentar a recuperação dos veículos subtraídos.
Dessa maneira, a questão da segurança pública está se tornando um assunto ainda mais importante para a população do Rio de Janeiro, que enfrenta desafios com o aumento de roubos e furtos de veículos.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik