São Gonçalo-RJ é a 5ª pior cidade do país no ranking do saneamento

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ocupa a quinta posição entre as 100 maiores cidades do país com o pior índice de saneamento básico, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil na última segunda-feira (20).

Por meio da análise dos dados recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021, o ranking leva em consideração o acesso à água potável, à coleta e tratamento de esgoto e a perdas na distribuição.

Entre os 20 piores municípios no ranking, quatro são do Rio de Janeiro: São Gonçalo é o pior colocado do estado, seguido por Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo.

Como é o saneamento básico em São Gonçalo?

Com uma população superior a 1 milhão de habitantes, São Gonçalo conta com apenas 15,49% do esgoto tratado, apesar de ter recebido investimentos recentes no setor. O valor médio por pessoa foi de apenas R$ 5,04.

Segundo Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, muitos desses municípios têm um alto índice de coleta de esgoto sem quase nenhum tratamento adequado. Essa situação acaba por lançar toneladas de poluentes na natureza e ressalta a urgência dos investimentos em saneamento básico para mudar essa realidade.

Niterói é a quarta melhor cidade em saneamento básico

Em contrapartida, Niterói é a quarta cidade brasileira com o melhor índice de saneamento básico, segundo o mesmo ranking. Com pouco mais de 500 mil habitantes e investimento médio per capita de R$ 75,15 entre os anos de 2017-2021, a cidade conseguiu aumentar sua nota percentual nas perdas na distribuição em relação aos últimos anos.

Além disso, conta com cobertura total no atendimento e no tratamento da água e dos esgotos.

A concessionária Águas do Rio informou que os dados do estudo são referentes ao ano todo de 2021 e que, em São Gonçalo, só passou a operar o sistema em novembro do mesmo ano. Desde então, já implantou cerca de 160 km da nova rede de água no município.

Duque Caxias recebeu, aproximadamente, mais 32 km de novas redes de água, enquanto São João Meriti prevê a instalação de diversos sistemas ainda este ano, com o apoio da Águas do Rio.

A prefeitura destaca que tem trabalhado junto à concessionária responsável para buscar soluções para o saneamento básico em São Gonçalo; Belford Roxo reitera que dá apoio integral na busca por soluções para garantir aos seus moradores acesso à água potável.

Para mais notícias, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo