Tiroteios em áreas escolares geram preocupação no Rio de Janeiro

O levantamento do Instituto Fogo Cruzado apontou que mais de 25 mil alunos foram atingidos por ações policiais e tiveram aulas suspensas no Rio de Janeiro na semana passada.

A pesquisa aponta ainda que em 2023, durante 76 dias letivos, a região metropolitana do Rio registrou 673 tiroteios, sendo 460 perto de escolas públicas e particulares, o que corresponde a 68% dos tiroteios mapeados no período do instituto. Saiba mais informações!

População é afetada por tiroteios

O mapeamento da Fogo Cruzado também mostra que dos 460 tiroteios, 226 ocorreram durante ações e operações policiais, respondendo por quase metade dos tiroteios registrados perto de unidades de ensino.

Para Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado, no Rio de Janeiro, a violência armada afeta a vida das pessoas de diversas formas. Quando ocorre um tiroteio, toda a população é afetada. Os trabalhadores param de trabalhar, os profissionais de saúde param de atender seus pacientes, as crianças e os adolescentes param de ir às aulas.

Em maio, ocorreu o caso de Luiz Davi, de 12 anos, que foi baleado na cabeça em ação policial quando se dirigia para a escola com outras crianças, em São Gonçalo. Essa é a face mais cruel da violência, que priva crianças e jovens do direito à educação.

“É preciso que o Estado invista em uma política que de fato traga segurança para a população e que não prejudique ainda mais quem já sofre diariamente com a violência. Segurança pública é dignidade. Educação é direito básico. Os tiroteios próximos a escolas são um retrocesso para a vida de milhares de estudantes que estão se preparando para o futuro”, reforça Carlos.

Insegurança no Rio de Janeiro

Nos setores público e privado da região metropolitana do Rio, 725 pessoas foram baleadas em suas proximidades. Em média, uma em cada 10 escolas do Grande Rio já foi atingida por tiros no bairro.

O instituto aponta ainda que os cinco municípios com mais tiroteios próximos a escolas são Rio de Janeiro (330), Duque de Caxias (37), Niterói (17), São João de Meriti (17) e Belford Roxo (16).

Entre os bairros da região metropolitana, os cinco mais atingidos foram Praça Seca (27), Vila Kennedy (23), Cidade de Deus (19), Bangu (14) e Brás de Pina (14).

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik