Último fim de semana do inverno deve ser de calor em Belo Horizonte; confira previsão
Nesta sexta-feira (13), a Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para um dia quente e abafado, com índices de umidade em torno de 15% durante a tarde. Esse valor está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que sugere um mínimo de 60%. Por conta disso, recomenda-se atenção redobrada, especialmente para crianças e idosos.
Além de não haver previsão de chuva, já são 148 dias de seca na capital mineira. As temperaturas devem oscilar entre 16°C e 31°C, o que aumenta ainda mais a sensação de desconforto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado de Minas Gerais está sob alerta de baixa umidade até esta noite.
Alerta de baixa umidade afeta Belo Horizonte
O alerta de baixa umidade tem implicações significativas para a saúde pública e o bem-estar da população. Com a umidade do ar abaixo dos 20%, os riscos de problemas respiratórios aumentam, fazendo com que a hidratação e os cuidados com a pele se tornem essenciais. As autoridades destacam a importância de adotar medidas para enfrentar essas condições adversas.
Quem estiver ou planejar estar em Belo Horizonte neste fim de semana deve estar preparado para encontrar um cenário semelhante ao observado nesta sexta-feira. A previsão é de tempo seco e temperaturas superiores a 30°C no sábado e domingo. As condições desfavoráveis de tempo demandam algumas ações preventivas de todos os moradores e visitantes da cidade.
Recomendações da Defesa Civil
- Hidrate-se durante o dia.
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas.
- Evite frituras.
- Durma em local arejado e umidificado por aparelhos umidificadores, ou coloque uma bacia com água.
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante.
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista.
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).