Necessidades especiais para o cuidado das peles maduras

Devido às alterações metabólicas e hormonais, a pele madura é mais sensível e demanda cuidados especiais para uma beleza atemporal.

Cuidar da pele do rosto e corpo deveria ser uma prioridade em qualquer fase da vida, mas, com o avançar da idade, é natural que ela demande mais atenção e a rotina de cuidados fique mais intensa. Bastam as primeiras linhas de expressão surgirem que você já vai atrás de produtos que ajudem a amenizá-las.

Infelizmente, não há fórmula mágica para impedir o envelhecimento, porém com o skincare para peles maduras você consegue manter a sua pele sempre saudável e bonita. E quais seriam esses cuidados? Descubra agora!

Limpeza profunda e delicada

A limpeza da pele madura é diferente, contudo, tem a função de eliminar impurezas e impedir a formação de cravos e espinhas. O ideal é apostar na limpeza profunda, com produtos específicos para o seu tipo de pele, mas que limpem sem agredir. 

A ideia é retirar a maquiagem ou sujeira, todavia, com delicadeza, já que é natural que a região fique mais sensível conforme a idade avança.

Hidratação é indispensável

É a etapa mais importante do skincare, já que a pele madura tende a ficar ressecada com facilidade. O hidratante terá duas funções, repor a água e ajudar a pele a não perder sua umidade natural, ou seja, precisa formar uma camada de proteção.

É necessário ter itens específicos para o rosto e outros para o corpo e, no primeiro caso, passar o produto pela manhã e repetir a aplicação à noite, após o banho ou antes de dormir.

Proteção não pode ser esquecida

A terceira necessidade da pele madura é a proteção. Você provavelmente sabe que o protetor solar é regra independentemente da idade, mas desconfiava que o sol poderia agravar as manchas senis e o melasma?

Pois isso acontece! Então, o ideal é ter um protetor solar próprio para o rosto e outro para o corpo. Aplique-o após a etapa da hidratação, mesmo que o dia esteja nublado.

Ah, preste atenção ao FPS escolhido, pois quanto mais clara a pele ou maior o tempo de exposição ao sol, mais alto o fator de proteção.

Tratamentos anti-idade

Os óleos e séruns com antioxidantes são uma ótima escolha para os tratamentos anti-idade. Como visto acima, é impossível impedir o envelhecimento, mas você pode ajudar sua pele a envelhecer de forma saudável com os produtos anti-idade.

Pode ser um óleo de limpeza, usado na primeira etapa do skincare, ou outros cremes separados, com a função de tratar e proteger. Vitamina C e E, cafeína e resveratrol são exemplos de componentes indicados para ter no produto escolhido.

Alimentação equilibrada e saudável

Não são apenas os cuidados diretos com a pele, com o uso de produtos próprios, que devem fazer parte da sua rotina. A alimentação também faz a diferença e você precisa observar o que anda colocando no seu prato e mais, se não pula as principais refeições, no caso, café da manhã, almoço e jantar.

Ainda, fuja de alimentos com muito açúcar e gordura, processados e industrializados, e tente incluir ao máximo itens naturais. Frutas são muito bem-vindas, assim como linhaça, peixes, azeite de oliva, verduras e legumes.

Atenção à área dos olhos

A área dos olhos é onde se formam bolsas, olheiras e flacidez. Ou seja, a região vai muito além das rugas e linhas de expressão. Por isso, o cuidado é um pouco diferente e específico.

O ideal é ter em casa um creme para a área dos olhos, com ingredientes que estimulem a produção de colágeno e auxiliem no tratamento das olheiras. Vale também uma conversa com o dermatologista, neste segundo caso, afinal, as manchas escuras ao redor dos olhos podem ser acúmulo de ferro na região.