Alckmin também receberá mesmo título de cidadão de MG que Bolsonaro ganhou

Após a agendada cerimônia de entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais ao ex-presidente Jair Bolsonaro, uma nova figura pública pode estar na lista de agraciados.

O vice-presidente Geraldo Alckmin pode ser o próximo a receber essa honra, de acordo com o Projeto de Resolução (PRE) 16/2023, que foi apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quarta-feira, 23 de agosto.

Vice-presidente Alckmin pode receber título em Minas Gerais

A proposta destaca os “relevantes serviços prestados a Minas Gerais” como justificativa para essa homenagem. A sugestão de conferir a cidadania honorária a Alckmin surgiu em abril e foi submetida à Mesa Diretora para análise.

No entanto, foi somente durante as recentes negociações do deputado Coronel Sandro (PL) para a utilização do plenário da ALMG para a homenagem a Bolsonaro, que o relator Alencar da Silveira Jr. (PDT) apresentou o PRE 16/2023 com seu parecer favorável à distinção para o vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Votação para decisão

O próximo passo será decidido pelo presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), conhecido como Tadeuzinho. Ele terá a tarefa de pautar a proposta de cidadania honorária a Alckmin para ser votada em turno único.

Caso seja aprovada, Tadeuzinho também terá a incumbência de promulgá-la ou não. Desde dezembro de 2019, a prerrogativa de conceder a cidadania honorária está sob a responsabilidade da ALMG, antes sendo exclusiva do governador do estado.

A peculiaridade desse processo é evidente ao considerar que o título de cidadão honorário foi conferido a Bolsonaro pelo governador Romeu Zema (Novo). Proposto por Sandro em fevereiro de 2019 e aprovado dois meses depois, o título permaneceu engavetado até que o deputado requisitasse à ALMG o uso do plenário para a cerimônia de entrega, agendada para esta segunda-feira às 17h.

A Mesa Diretora já emitiu parecer favorável à concessão de cidadania honorária de Minas Gerais a outros indivíduos notáveis, como o ex-secretário de Infraestrutura e Mobilidade Fernando Marcato, o deputado Sargento Rodrigues (PL), o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral Cássio Azevedo Fontenelle, o ex-deputado Inácio Franco (PV) e o presidente do Tribunal de Justiça José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Agência Brasil