Lula visita Minas Gerais nesta semana; confira agenda do presidente

O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com uma visita a Minas Gerais na agenda para a próxima quarta-feira (13). O ponto alto da sua visita será na região do Salitre, situada no Alto Paranaíba do Estado.

Agenda de Lula em Minas Gerais

Durante a estadia em Minas Gerais, o presidente participará da inauguração de um complexo de produção de fertilizantes fosfatados. Além de Lula, o evento contará também com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, junto ao Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O complexo foi construído pelo Grupo EuroChem, uma empresa de destaque no setor de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos. A EuroChem iniciou suas atividades no Brasil em 2016, após adquirir 51% da Fertilizantes Tocantins. Completa aquisição foi feita em 2020.

O Grupo EuroChem está expandindo sua presença no mercado brasileiro. Em 2022, assumiu o controle acionário da Fertilizantes Heringer, somando um total de 21 fábricas e uma capacidade de produção de 9 milhões de toneladas por ano. Atualmente, o grupo oferece emprego para cerca de 4.000 colaboradores.

Criação de novos Institutos Federais em Minas Gerais

Além da inauguração do complexo de fertilizantes, Lula tem na agenda a oficialização da criação de oito novos institutos federais em Minas Gerais, incluindo a cidade de Belo Horizonte. Com a nova expansão, o estado passará a ter um total de 13 institutos distribuídos por várias regiões.

Segundo lideranças políticas, a visita do presidente Lula a Minas Gerais se deve em parte às pressões que vem sofrendo para uma presença mais frequente no estado. Com a aproximação das eleições municipais de 2024, correligionários e governistas veem na visita de Lula uma estratégia para influenciar no pleito.

Há também expectativas para que o presidente visite Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde anunciaria recursos do PAC. A visita, no entanto, foi cancelada de última hora. Já Belo Horizonte será contemplada com projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que beneficiará 358 municípios de Minas Gerais com 647 projetos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura, segundo o edital divulgado.