Opinião do Povo: MG promove “pesquisa” sobre privatização de empresas públicas

Entidades sindicais e movimentos populares em MG estão se mobilizando em resposta às tentativas do governo estadual de privatizar as empresas estatais mineiras e aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

As ações planejadas incluem plenárias regionais, audiências públicas, panfletagens, atividades de escuta à população e um encontro estadual da Campanha Fora Zema. Saiba mais informações!

Movimentos de MG se mobilizam contra privatização

No dia 18 deste mês, movimentos sairão às ruas para perguntar à população se concorda com a venda das empresas públicas de Minas Gerais. Nos dias 15 e 19, audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutirão os impactos da privatização.

Em 22 de setembro, está programado um ato político e cultural em defesa das estatais no Armazém do Campo em Belo Horizonte.

Nos dias 23 e 24, líderes de movimentos, sindicatos e comitês populares de todo o estado se reunirão no Encontro Estadual da Campanha Fora Zema para discutir os próximos passos no enfrentamento do RRF e das privatizações e para preparar a organização do Plebiscito Popular em defesa das estatais.

Zema busca privatizar empresas públicas

As ações visam conscientizar a população sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governador Romeu Zema, que pretende eliminar a obrigatoriedade de realização de referendo popular para a venda de empresas estatais como a Cemig, Copasa e Gasmig. Pesquisas anteriores indicam que a maioria da população é contra a privatização dessas empresas.

O governo de Minas Gerais também busca aprovar a adesão do estado ao RRF, uma medida criticada por retirar a autonomia do estado, reduzir os direitos dos servidores públicos e limitar investimentos em serviços essenciais, como saúde e educação. A mobilização envolve atividades dentro e fora do parlamento para resistir a essas medidas.

Confira o calendário:

15/09, às 9h30: audiência pública, na ALMG.

18/09 – Dia de consulta à população: movimentos vão às ruas, praças, escolas e redes para perguntar: “você concorda com a venda das empresas públicas mineiras?”.

19/09: audiência pública, na ALMG.

20/09, às 19h: live “consequências da privatização da Eletrobrás e referendo popular em Minas Gerais”, com o deputado federal Rogério Correia (PT).

22/09, às 18h: ato político e cultural em defesa das estatais, no Armazém do Campo, em BH.

24/09: plenária estadual da Campanha Fora Zema, em BH.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia