Ação oferece testagem pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids

Porto Alegre

Cristine Rochol / PMPA
SMS
Em dois dias, foram realizados 55 testes rápidos de fluido oral no Centro de Saúde Santa Marta

Em dois dias de ação pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foram realizados 55 testes rápidos de fluido oral no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico) para identificar a presença do vírus HIV, dos quais quatro reagentes. Iniciada nessa terça-feira, 1º, a iniciativa segue até esta sexta, 4, e oferece orientações de prevenção, distribuição de preservativos, autoteste para HIV, aconselhamento e prevenção à Covid-19.  

Também foram distribuídos 40 autotestes de HIV e encaminhadas cinco profilaxias pré-exposição e uma pós-exposição, estratégias de prevenção combinada utilizadas para o risco de infecção para o HIV. Consistem no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção. Pessoas diagnosticadas como reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível recebem recomendações e acesso a tratamento. Testes para infecções sexualmente transmissíveis, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis nas unidades de saúde da Capital.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro, foi instituído há 30 anos pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados – O boletim epidemiológico edição 2020, divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 1º, mostra Porto Alegre como a capital com maior taxa de detecção de Aids, a capital com maior taxa de detecção de HIV em gestantes e a capital com o maior coeficiente de mortalidade pela doença. A cidade apresentou taxa de 58,5 casos por 100 mil habitantes em 2019, valor superior ao dobro da taxa do Rio Grande do Sul e 3,3 vezes maior que a taxa do Brasil. No caso da  taxa de detecção de HIV em gestantes, Porto Alegre atingiu, em 2019, a taxa de 17,6 casos por mil nascidos vivos, uma taxa seis vezes maior que a taxa nacional e quase duas vezes maior que a taxa do estado do Rio Grande do Sul (9,0). 

Consulte a íntegra do boletim epidemiológico de HIV/Aids 2020 no link.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids
De 1° a 4 de dezembro: Centro de Saúde Santa Marta, das 8h às 17h, térreo
Dia 2 de dezembro: Centro de Saúde Modelo, das 13h às 17h
Testes rápidos de HIV, orientações quanto à importância da prevenção, detecção e distribuição de preservativos.

  

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre