Campanha de vacinação contra poliomielite termina nesta sexta

0
Anselmo Cunha/PMPA
SAÚDE
Para evitar aglomerações, são mais de cem locais disponíveis

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação encerra-se nesta sexta-feira, 20, nas unidades de saúde da Capital. Foram aplicadas 31.546 doses contra a paralisia infantil até a manhã desta sexta-feira, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) – uma cobertura de 48,51%. A meta é vacinar 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de cinco anos na Capital.

Com relação à multivacinação, foram feitas 75.448 doses das demais vacinas, conforme dados do E-SUS desta sexta. Os números são parciais e sujeitos à revisão. Iniciada em 5 de outubro, a campanha foi prorrogada para ampliar a imunização de crianças de 12 meses a menores de cinco anos com uma dose extra das gotinhas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Porto Alegre não terá dia D neste sábado, 21, pois optou pela realização de drive-thrus de vacinação.

Os dados totais de fechamento da campanha serão divulgados na próxima semana. A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Diane Nascimento, destaca a importância de que pais ou responsáveis busquem uma unidade de saúde para garantir a imunização de crianças e adolescentes. A ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. Por isso, é muito importante procurar uma unidade de saúde.

Estão disponíveis doses do calendário nacional de vacinação, de acordo com a idade e situação vacinal. Para evitar aglomerações, são mais de cem locais disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde seguirá com iniciativas para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite. Na próxima semana, equipes das unidades de saúde irão a escolas e farão outras ações fora do espaço do posto como mais uma forma de disponibilizar a proteção das gotinhas às crianças, além de orientar quanto à atualização da carteira de vacinas.

 

 

  

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.