Dmae tem mais três serviços programados até quarta-feira

0

Porto Alegre

Divulgação PMPA
Serviços Dmae
Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2

Nesta terça-feira, 1º, e na quarta, 2,  o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue com os serviços programados para a semana:

No bairro Rubem Berta, a rede nova de água será interligada na avenida João Ferreira Jardim esquina com a avenida Baltazar de Oliveira Garcia. O abastecimento fica interrompido das 9h em diante, e poderá faltar água na João Ferreira Jardim, na Alberto Rangel, e na Baltazar de Oliveira Garcia, entre os números 4.300 e 5.000. A previsão é normalizar durante a noite desta terça.  

Ainda nesta terça, a partir das 18h, as estações de bombeamento Ipiranga 1 e 2  (praça Engenheiro Paulo de Aragão Bozano, 50)  serão desligadas para substituição de um registro dentro da casa de bombas da Estação 2. Recomenda-se reservar água para os usos básicos porque o abastecimento será interrompido nos bairros Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Jardim Europa, Jardim Itu, Jardim Sabará, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim. A previsão é normalizar até a noite da quarta-feira, 2, podendo demorar mais nas partes altas da região. 

E na quarta-feira, 2, o Dmae segue com os serviços na rua Ramiro Barcelos, esquina com a Cesar Lombroso, no Bom Fim. O trabalho ocorreria na segunda-feira, 30, mas a data foi alterada em função da manutenção emergencial realizada e já concluída na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento.

Em função desse serviço, a partir das 9h de quarta, o abastecimento de água será interrompido para uma parte do Bom Fim. A previsão é normalizar o abastecimento durante a manhã de quinta-feira, 3. Caso chova, o serviço poderá ser reprogramado.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) estiverem com nível suficiente para iniciar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água –  Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
centraldmae.procempa.com.br/chat
twitter.com/DMAEPOA
[email protected]m.br

  

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre