Governo de Minas Gerais lança grande novidade que irá auxiliar no combate à violência sexual

O Governo de Minas Gerais lançou uma iniciativa abrangente para combater a violência sexual em estabelecimentos de lazer e turismo, como bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas.

O foco principal dessa ação é reduzir os casos de violência sexual, especialmente contra mulheres, nesses espaços. O programa chamado “Fale Agora” visa a conscientização, a prevenção e o acolhimento das vítimas. Saiba mais informações!

Programa para combater a violência sexual

O governador Romeu Zema destacou a importância da iniciativa durante uma promoção do Protocolo Fale Agora, que faz parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

Ele ressaltou que proprietários e funcionários desses estabelecimentos serão treinados para identificar e prevenir comportamentos que caracterizam ações de violência sexual. O selo de identificação será afixado nos estabelecimentos que possuem funcionários certificados com o curso de orientação do protocolo.

O Protocolo Fale Agora possui três frentes: prevenção, acolhimento e orientação. O objetivo é não apenas prevenir agressores e mudar comportamentos machistas que levam à violência sexual, mas também garantir um acolhimento respeitoso às vítimas e oferecer orientação durante todo o processo de atendimento, incluindo a indicação de redes de apoio.

O projeto, inspirado no protocolo espanhol “No Callamos”, busca não apenas prevenir, mas também garantir que haja provas fortes em casos de ocorrência de crimes.

Curso para capacitação

A capacitação será oferecida de forma gratuita, com cursos disponíveis na plataforma da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), da Sedese-MG, abordando conceitos legais, sensibilização, acolhimento e procedimentos operacionais padrão.

Estabelecimentos como bares, restaurantes, boates, hotéis e shoppings podem aderir ao protocolo gratuitamente, recebendo um selo de identificação. A adesão requer a capacitação de pelo menos 70% dos funcionários e colaboradores. Para inscrever-se acesse o seguinte link.

Os locais certificados terão cartazes informativos que abordarão a prevenção e o acolhimento, indicando que estão preparados para auxiliar frequentadores em situações de violência.

O Protocolo Fale Agora é um passo importante para criar ambientes mais seguros e conscientes, combatendo a violência sexual e promovendo o respeito e a igualdade de gênero em estabelecimentos de lazer e turismo em Minas Gerais.

O engajamento das diversas secretarias, polícias e órgãos de justiça demonstra um compromisso coletivo para enfrentar esse problema sério. O protocolo e as informações de adesão estão disponíveis online para acesso e disseminação.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Agência Brasil