Minas Gerais não aparece entre as cidades mais violentas do Brasil; entenda o motivo
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, recentemente publicado, apresentou a lista das 50 cidades mais violentas do país em 2022.
Surpreendentemente, nenhum município do estado de Minas Gerais aparece nessa lista, resultado das políticas ostensivas de combate à criminalidade e violência adotadas pelo governo de Minas. Saiba mais informações!
Cidades mineiras não estão entre as mais violentas do Brasil
Os dados analisados incluem as Mortes Violentas Intencionais (MVI), que englobam vítimas de homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais, consideradas como homicídios em Minas Gerais.
Em comparação com o ano anterior, o estado registrou uma queda significativa no número de latrocínios, de 93 em 2021 para 74 em 2022, e na taxa de lesão corporal seguida de morte, de 35 para 30.
Os resultados positivos de Minas Gerais em relação à segurança pública podem ser atribuídos às ações de combate à criminalidade realizadas pelas forças de segurança do estado. O investimento no processo de gestão do desempenho operacional permitiu uma atuação mais eficiente, com direcionamento estratégico dos recursos e canalização de esforços inteligentes para combater a criminalidade.
Além disso, houve um aperfeiçoamento do serviço de inteligência da corporação, possibilitando antecipar o crime e proteger a população mineira. A digitalização da rede de rádio também proporcionou uma comunicação mais segura e protegida durante as operações de combate à criminalidade.
A Polícia Civil de Minas Gerais destacou sua atuação em investigações qualificadas, identificando as principais organizações criminosas atuantes em cada região. A agilidade nos procedimentos investigativos permitiu conclusões mais rápidas dos casos criminais e a punição dos responsáveis, o que contribuiu para aumentar a sensação de segurança no estado.
Minas Gerais é um dos estados menos violentos
Outro dado relevante é que Minas Gerais, sendo o estado com maior número de municípios, apresentou uma taxa de mortes violentas quase metade da média nacional. Apenas seis estados e o Distrito Federal ficaram abaixo dessa média. Com base nos resultados, Minas Gerais é terceiro estado menos violento do Brasil.
Entre as 50 cidades mais violentas do país, Minas Gerais não possui representantes, assim como outros nove estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Goiás, entre outros. A Bahia lidera o ranking, com 12 municípios na lista.
O estudo também revelou que três regiões do país registraram aumento no número de mortes violentas intencionais, enquanto Nordeste e Sudeste apresentaram queda, contribuindo para uma redução geral no número de mortes violentas no Brasil, que caiu 2,4% de 2022 para 2021.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia