O que faz um bombeiro civil?

Um bombeiro civil possui diversas obrigações em seu dia a dia. Esse profissional possui tarefas de alto grau de importância, onde uma decisão errada ou uma inspeção mal feita pode acabar prejudicando muitas pessoas e patrimônios.

O bombeiro civil é um dos profissionais mais importantes em nossa sociedade. É ele quem garante a segurança de todos ao entrar em um edifício, em um show ou grande evento etc.

Sem ele, os riscos seriam muito maiores e, certamente, os prejuízos também. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão e as suas principais tarefas do cotidiano.

O que é um bombeiro civil?

Um bombeiro civil é aquele profissional que se dedica aos planos de emergência e também da gestão de riscos em sua região, podendo atuar em shows fechados, eventos diversos, grandes empresas e cuidam para que sejam evitadas situações de risco e de outras questões que podem estar ligadas a uma possível emergência.

Esse profissional se responsabiliza por salvar vidas, seja em terra, em alturas ou na água, realizando o socorro necessário para que todos saiam bem da situação de risco.

Diferença entre bombeiro militar e civil

Existe uma diferença entre um bombeiro militar e civil que está relacionada principalmente à formação de cada um.

Para ser um bombeiro civil não é preciso tanta complexidade na formação, como ocorre na carreira militar. Geralmente, o bombeiro civil atuará apenas para uma empresa, eventos grandes, shows etc.

Quais as funções do bombeiro civil?

O bombeiro civil realiza diversas funções, todas voltadas para a segurança e prevenção de incêndios e outros danos.

Seu maior objetivo é garantir a segurança das pessoas e de patrimônios, sempre prezando pela revisão de equipamentos e outros cuidados que possam impedir algum tipo de vazamento ou um início de incêndio.

Entre as suas funções principais, temos:

Inspeção em equipamentos e realização de testes

Na área de prevenção de incêndios é preciso sempre atestar que os equipamentos de combate a incêndio estão aptos e prontos para serem utilizados em casos de emergência.

Por exemplo, é feita a inspeção da validade de equipamentos de combate a incêndio (como extintores, funcionamento dos sprinklers etc) para que não falhem na hora de uma necessidade.

Essa supervisão é valiosa, afinal, já houveram muitos casos de grandes perdas por falta dessa inspeção de equipamentos.

Treinamento de equipes para missões perigosas

O bombeiro civil também é responsável por realizar o treinamento de sua equipe para que todos estejam devidamente preparados para situações de risco e saibam como lidar em cada caso para salvar as pessoas e se manterem à salvo também.

Formulação de planos emergenciais

Um bombeiro civil deve estar sempre preparado para agir, contando com as melhores práticas para garantir que seja possível salvar pessoas de situações de risco e impedir que os prejuízos sejam grandes para uma organização.

Por meio da formulação de planos emergenciais, é possível sempre contar com os piores cenários e mesmo assim saber sair dessas situações com o que é mais importante – pessoas e patrimônios intactos.

Como se tornar um bombeiro civil?

Se você deseja se tornar um bombeiro civil, será necessário, primeiro, concluir o seu ensino médio e ter também um curso de formação de bombeiros civis. Esse curso costuma ser rápido, tendo uma duração aproximada de 3 meses.

É provável que você também precisará realizar alguns testes para analisar o condicionamento físico, assim como exames toxicológicos. 

Dica: para aumentar suas chances de garantir uma vaga nesta área, ter uma CNH poderá ser um bom diferencial.

Não é necessário ter concluído o ensino superior para ingressar nesta área, mas é interessante buscar conhecimento em áreas que possam complementar a sua carreira como bombeiro civil.