Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro
A questão da segurança no Rio de Janeiro é uma das principais preocupações dos cariocas. A sensação de insegurança é algo constante na cidade, independentemente da região de que se trata. Porém, em alguns lugares, os índices de segurança são maiores.
De acordo com um relatório deste ano divulgado pela imobiliária Loft, com base em dados oficiais do Instituto de Segurança Pública do Governo do RJ referentes a 2022, foram identificados os bairros mais seguros do Rio de Janeiro. Saiba quais são!
O bairro mais seguro do Rio de Janeiro
Apesar do primeiro colocado estar situado na região central da cidade, a grande maioria dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro se encontra na Zona Sul. Essa região possui ruas bem iluminadas, policiamento efetivo, infraestrutura comercial, grande movimentação de pessoas e opções de transporte.
O bairro de Santa Tereza é reconhecido como o mais seguro do Rio de Janeiro. Ele se destaca por apresentar um dos menores índices de crimes nas quatro categorias analisadas. Além disso, quando se trata de crimes mais graves, como homicídios, a área teve o menor número de casos na cidade durante o ano de 2022.
Este bairro histórico, caracterizado por suas casas antigas, é um patrimônio cultural da cidade e atrai muitos turistas. É lar de diversos pontos turísticos famosos, como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e a Catedral Presbiteriana do Rio.
Regiões mais seguras do Rio de Janeiro
Na apresentação dos dados, o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro adota uma divisão por regiões, que, em alguns casos, abrange mais de um bairro. Isso acontece com Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal.
É notável que esses bairros também se destacam entre os menos violentos do Rio de Janeiro em quase todas as categorias, sendo a segunda região da cidade com menor incidência de homicídios e roubos. Essa região abriga alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro, além de incluir a conhecida favela do Vidigal.
Outros bairros se destacam por terem o menor número de registros de homicídios, como Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá e Urca. Essas localidades abrigam alguns dos mais icônicos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o bondinho para o Pão de Açúcar e o trem do Corcovado, que leva ao Cristo Redentor.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik