Pitbull, Hotwailler e mais: tutores de MG são obrigados a tomar estas medidas
Na noite do último sábado,12 de agosto, dois irmãos enfrentaram um ataque de um cão da raça pitbull no bairro Etelvina Carneiro, na Região Norte de Belo Horizonte.
Com o acontecimento desse e de outros casos, os proprietários das raças Pitbull, Hotwailler e outros cachorros de grande porte terão que tomar diversas medidas para garantir a segurança de outros indivíduos. Saiba mais informações!
Irmãos são atacados por Pitbull
As vítimas, uma menina de 8 anos e um adolescente de 13, estavam brincando na rua próxima à sua casa quando o cão do vizinho escapou e os atacou.
O boletim de ocorrência da Polícia Militar relata que a menina sofreu ferimentos profundos nas costas, enquanto o garoto foi mordido na perna direita e nas nádegas. O adolescente tentou proteger a irmã do pitbull, resultando em ferimentos mais sérios devido à luta.
A mãe das crianças relatou que, ao ouvir os gritos dos filhos, correu para fora de casa. Ela conseguiu afastar o cão das crianças e as levou imediatamente para o Hospital Risoleta Neves. A mãe também informou à polícia que esse não é o primeiro incidente envolvendo o cão.
Ela mencionou um caso anterior em que sua filha foi atacada enquanto entrava na van escolar e o cão se lançou contra ela. Na ocasião, a cachorra da família interveio para proteger a menina, mas ela ainda precisou de socorro médico e levou mais de cem pontos.
Embora tenham sido levados ao hospital após o ataque deste sábado, os irmãos já foram liberados após receberem tratamento. A situação levanta preocupações em relação à segurança dos moradores, já que o histórico de agressões do cão sugere a necessidade de medidas para prevenir futuros incidentes.
Medidas que devem ser tomadas pelos donos
Visto que alguns ataques envolvendo esses animais ocorrem com frequência, uma lei estadual obriga que os tutores desse cães devem tomar algumas medidas para garantir a segurança tanto dos animais quanto de outras pessoas.
Esses animais devem ser mantidos em locais seguros, que tenham grades e portões que possam impedir uma fuga. Na rua, esses cães devem estar sempre acompanhados de seus donos, fazendo o uso de coleira e funcinheira. Caso o animal consiga ferir alguém, o tutor pode ser multado.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik