Policia Civil de Minas Gerais implanta nova atendente com nome de histórica pintora

Desde a última segunda-feira, 14 de agosto, entrou em vigor a operação “Chame a Frida”, iniciativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

A ação será implementada nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) em cidades como Montes Claros, Januária e Janaúba, além de outras 21 sedes de unidades policiais na região Norte do estado. Saiba mais informações!

Nova ação da Polícia Civil de Minas Gerais leva o nome de uma famosa pintora

Esse projeto também será introduzido nas Delegacias de Polícia Civil em locais como Brasília de Minas, Espinosa, Francisco Sá, Grão Mogol, Manga, Mato Verde, Montalvânia, Monte Azul, Porteirinha, São Francisco, São João da Ponte, Varzelândia, Itacarambi, Itacambira, Taiobeiras, Salinas, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Jaíba, Mirabela, Bocaiúva e Coração de Jesus.

Além disso, estará presente na 5ª Delegacia em Montes Claros, que atende a cidades como Itacambira, Glaucilândia, Claro dos Poções e Juramento.

A protagonista desse programa é Frida, uma atendente virtual que utiliza o WhatsApp para oferecer atendimento imediato às mulheres vítimas de violência, por meio de mensagens pré-programadas.

Quando a vítima inicia uma conversa pelo número correspondente, o sistema automaticamente realiza acolhimento, fornece orientações, informações sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas de urgência e até acionamentos necessários em situações de violência. Além disso, possibilita o agendamento de um atendimento presencial na unidade policial.

Objetivo do projeto

O objetivo desse projeto, segundo o delegado-geral Jurandir Rodrigues, chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, é simplificar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a PCMG, proporcionando um primeiro contato mais acessível para as vítimas.

A delegada Karine Maia, titular da DEAM em Montes Claros, esclareceu que esse projeto também oferece a opção de agendar atendimento na unidade especializada. Para isso, o sistema estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, na unidade que opera na Rua Enor de Brito, 222, bairro Morada do Sol.

Além disso, a PCMG permite o registro de casos de violência doméstica e familiar por meio da Delegacia Virtual, onde as mulheres podem registrar crimes como lesão corporal, ameaça, vias de fato e violação de medidas protetivas, bem como solicitar medidas protetivas de urgência.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais