5G em Minas Gerais: Anatel libera sinal em mais 22 cidades de MG; confira se a sua está na lista
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a ativação do sinal 5G em mais 22 cidades do estado de Minas Gerais, a partir do dia 31 de julho.
Com essa decisão, o total de municípios brasileiros com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone chega a 1.712, alcançando aproximadamente 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do país. Saiba mais informações!
Novas cidades mineiras recebem a liberação do sinal 5G
É importante destacar que a liberação da faixa não significa que a instalação de redes do 5G nas localidades contempladas será imediata. A instalação prévia de estações de quinta geração nessas cidades é condicionada ao planejamento específico de cada provedora de serviços de telecomunicações.
Essa decisão da Anatel segue as diretrizes estabelecidas pelo Edital do 5G e abrange municípios onde a Empresa Administradora da Faixa de Frequência de 3,5 GHz (EAF) já começou o processo de mudança da recepção do sinal da televisão aberta e gratuita através de antenas parabólicas, da banda C satelital para a banda Ku.
Para verificar em qual fase cada cidade do Brasil se encontra em relação à implementação do 5G, a agência disponibiliza um painel atualizado. Para acessá-lo, basta clicar neste link.
A transição para o 5G representa um avanço significativo para a sociedade, potencializando oportunidades e aprimorando a experiência digital dos cidadãos.
Cidades que irão receber o sinal 5G
Confira abaixo a lista das cidades mineiras que irão receber a liberação do sinal 5G a partir do dia 31 de julho:
- Bicas;
- Goianá;
- Tiradentes;
- Catas Altas da Noruega;
- Itaverava;
- Santana dos Montes;
- Barbacena;
- Ibertioga;
- Santa Rita de Ibitipoca;
- Antônio Carlos;
- Diamantina;
- Cascalho Rico;
- Alpinópolis;
- São José da Barra;
- Vargem Bonita;
- Pouso Alegre;
- Cachoeira de Minas;
- Conceição dos Ouros;
- Guarda-Mor;
- Paracatu;
- Vazante;
- Varginha.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Gazeta do Povo