5G no RJ: todas as cidades estão preparadas para recebera a nova tecnologia; entenda

Todas as cidades do estado do Rio de Janeiro agora estão aptas para receber o sinal do 5G, conforme anunciado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) em conjunto com a Anatel.

Além disso, na última quarta-feira, 13 de setembro, o grupo responsável pelo acompanhamento da implantação do 5G, o Gaispi, liberou mais 212 municípios em todo o país para receberem essa tecnologia.

Com isso, um total de 2.024 cidades de todo o país já foram autorizadas a receber o sinal do 5G. Saiba mais informações sobre essa novidade!

Cidades do Rio já podem receber sinal 5G

A EAF, também conhecida como Siga Antenado, foi criada pelas principais vencedoras do leilão do 5G em 2021 com o objetivo de realizar a “limpeza da faixa” usada por essa tecnologia. Esse processo envolve a migração das parabólicas e a instalação de filtros para evitar interferências no 5G.

A faixa de espectro é fundamental para o funcionamento do sinal 5G, agindo como uma via de comunicação para a transmissão de dados. Antes do uso para o 5G, a faixa de 3,5 gigahertz (GHz) era utilizada por antenas parabólicas e serviços de satélite.

Ativação do sinal não será imediata

No entanto, é importante destacar que a liberação do sinal do 5G não significa automaticamente a ativação imediata dessa tecnologia pelas operadoras. O papel da EAF é preparar o terreno, realizando a “limpeza” necessária para que as operadoras possam construir sua infraestrutura de 5G e, posteriormente, disponibilizar o sinal para a população.

Portanto, a expansão da cobertura do 5G no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil representa um passo importante no processo de implementação dessa tecnologia de próxima geração, que promete trazer avanços significativos em termos de conectividade e velocidade de internet.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik